O EIP-1559 da Ethereum (ETH) é a atualização que pretende alterar a estrutura da rede e a política monetária da ETH. Desde que foi proposto a atualização, alguns investidores não sabem o que esperar.
Contudo, a atualização não será nenhuma “varinha mágica” que resolverá todos os problemas de aumento nas taxas de gás da Ethereum.
O que é EIP-1559
O EIP-1559 foi proposto em março e está sendo programada para ser agrupada com a atualização de “Londres” em julho. O protocolo foi desenvolvido com o objetivo de mudar a estrutura da taxa de gás da Ethereum.
As taxas da Ethereum vão mesmo diminuir?
De acordo com o Ambcrypto, a atualização substituirá o sistema de transações baseadas em lances por uma taxa fixa. Garantindo que todos paguem a mesma taxa de mercado. Evitando o tipo de picos visto durante o pico das finanças descentralizadas (DeFi) em 2020.
Entretanto, o relatório da Ethereum afirma que “altas taxas de transação são fundamentalmente um problema de escalabilidade. Se a Ethereum só pode processar algumas centenas de transações (em média) por bloco. As taxas continuarão a ser altas enquanto o uso de DApp continuar aumentando. Os preços do gás continuarão altos enquanto houver alta competição por espaço em blocos”.
Melhorias na Rede
Entretanto, os mineradores desejam que a rede permaneça inalterada. Pois, a atualização do EIP-1559 reduziria os custos de transações em até 90%. Mas isso só será confirmado quando a atualização for lançada.
Por fim, o EIP-1995 trará a redução de taxas e alimentará a escassez, por extensão, a criação de valor, impulsionando a valorização no preço da criptomoeda Ethereum.
Segundo Ben Edgington da Conseyns, “o EIP-1559 sem dúvida melhora a Ethereum. Na medida em que preço e protocolo estão conectados, o efeito deve ser positivo. O impacto absoluto é impossível de saber”.
Contudo, nada ainda é certo para apontar as melhorias da rede. Uma vez que a atualização não será nenhuma “varinha de mágica”.
Ethereum alcança maior valor da história
Recentemente, Ethereum atingiu o maior valor de sua história. A criptomoeda alcançou o valor de US$2.087, segundo a CoinMarketCap.
Com uma valorização de 178% nos últimos 3 meses. Desde o início do ano, a ETH valorizou cerca de 169% em comparação com o bitcoin (BTC) que registrou 106%. No Brasil, a segunda maior criptomoeda do mundo, está sendo cotada por R$11.400.