Muitas questões são levantadas quando se fala sobre o consumo de energia do bitcoin (BTC). O grande debate ultimamente está sendo sobre o consumo de energia gerado pelos mineradores, o qual pode prejudicar o meio ambiente. Entretanto, a Square defende que o BTC pode ser a para o futuro da energia limpa.
De acordo com o White Paper publicado pela Square e ARK Invest, o BTC é de fato a “peça chave para futuro da energia renovável”.
Além disso, o documento diz que juntar a criptomoeda com a energia renovável será uma forma de facilitar as transações.
Bitcoin pode proporcionar uma energia mais limpa e barata
Combinado com a energia solar, o bitcoin pode proporcionar uma energia mais limpa e barata. Nos últimos anos o custo da energia solar caiu 90%, e o da energia eólica 71%. Contudo, o BTC pode ser uma tecnologia complementar para aproveitar essas fontes de energia limpa.
Além disso, a criptomoeda pode proporcionar flexibilidade para construir projetos solares e eólicos. A mineração pode ajudar a absorver o excesso de energia gerado, e conseguir manter sua capacidade de atender a demanda do consumidor durante o dia.
O modelo apresentado pode impulsionar a implantação de fontes de energias solar e eólica. E também transformar a indústria de mineração de BTC em um setor muito mais limpo.
Alta no preço da criptomoeda
Nos últimos meses o bitcoin alcançou máximas históricas. A criptomoeda chegou em US$63.000, mesmo tendo uma pequena correção nesses últimos dias.
No momento da escrita deste artigo, o ativo está valendo US$54.064. Com uma queda de -3% nas últimas 24 horas.
Por fim, a principal criptomoeda por capitalização de mercado quase dobrou de preço este ano, à medida que os investidores buscam ativos de alto rendimento em meio a baixa taxas de juros.
Além da listagem da Coinbase na Nasdaq, alguns outros fatores ajudaram a impulsionar o ativo nesses meses. Como a adoção institucional, a MicroStrategy e a Tesla, investiram bilhões no ativo digital.