A administração do Tesouro Americano está desenvolvendo uma estrutura regulatória para os mercados de criptomoedas. Charlie Gasparino, da Fox Business, comentou que a “prioridade número um é a infraestrutura, seguida dos impostos”.
Outra coisa que está sendo discutida são as regulamentações das criptomoedas na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA. Charlie Gasparino informou que “o presidente da SEC, Gensler, está aguardando alguma orientação do Tesouro para a política geral de regulamentações de criptomoedas antes de desenvolver uma abordagem regulamentar específica para as criptomoedas”.
Além disso, Charlie acrescentou que a secretária do Tesouro, Janet Yellen, está liderando os esforços de regulamentação de criptomoedas no governo. E o secretário adjunto Wally Adeyemo, é responsável pelo setor de cripto no Tesouro.
Contudo, Gasparino comentou sobre possíveis repressões, regulamentações e proibição de criptomoedas. “Não sabemos para onde estamos indo com isso. Não sabemos exatamente o que vai acontecer”, declara.
Secretária do Tesouro diz que bitcoin é ineficiente
Entretanto, Janet Yellen, já havia comentando que o bitcoin (BTC) era ineficiente. Mas ela acredita que para estruturar uma regulamentação eficaz para as criptomoedas e outras inovações de fintech, é necessário trabalhar em conjunto com o FED (Sistema de Reserva Federal dos EUA).
Yellen disse que ainda existem questões importantes sobre legitimidade e estabilidade que precisam ser investigadas, sobretudo, pelas autoridades. “Na medida em que é usado, temo que geralmente seja para financiamento ilícito. É uma forma extremamente ineficiente de conduzir transações, e a quantidade de energia consumida no processamento dessas transações é impressionante”.
Charlie acredita que não haverá uma proibição das criptomoedas, como em alguns países que começaram a proibir os ativos digitais, mas que provavelmente “haverá mais regulamentações”.
Além disso, a SEC está debatendo se vai aprovar um fundo negociado em bolsa baseado em bitcoin (ETF). “Esse é um grande debate ao nível de comissão entre os comissários republicanos e os democratas sobre essa questão”, finaliza Charlie