O Departamento de Estado dos EUA anunciou na quinta-feira que seu programa Rewards for Justice (RFJ) está oferecendo uma recompensa de até US$10 milhões por informações relacionadas à atividades cibernéticas, onde o pagamento em criptomoedas é mencionado.
“Informações que levem à identificação ou localização de qualquer pessoa que, ao agir sob a direção ou sob o controle de um governo estrangeiro participa de atividades cibernéticas maliciosas contra infraestrutura crítica dos EUA, em violação da Lei de Fraude e Abuso de Computadores (CFAA). ”
O Rewards for Justice é o programa de recompensas contra o terrorismo do Departamento de Estado estabelecido pela Lei de 1984 de Combate ao Terrorismo Internacional.
O bureau é administrado pelo Serviço de Segurança Diplomática. “O objetivo do RFJ é levar terroristas internacionais à justiça e prevenir atos de terrorismo internacional contra pessoas ou propriedades dos EUA”, descreve seu site.
O anúncio revela ainda que o programa Rewards for Justice pagou mais de US$ 200 milhões a mais de 100 pessoas em todo o mundo desde seu início.
O programa “criou um canal de denúncias de dicas na Dark Web (baseado em Tor) para proteger a segurança de fontes potenciais”, observou o Departamento de Estado.
O anúncio acrescenta que o Rewards for Justice também está “trabalhando com parceiros interagências para permitir o rápido processamento de informações, bem como a possível transferência e pagamento de recompensas às fontes”. Além disso, o departamento declarou:
“Os pagamentos de recompensa podem incluir pagamentos em criptomoeda. “
O governo dos Estados Unidos já é um dos maiores detentores de bitcoin do mundo, devido às apreensões, especialmente as moedas pertencentes a Ross Ulbricht, criador do Silk Road, o primeiro darkmarket moderno.
O que você pensa sobre isso? Deixe na seção de comentários abaixo.
Leia mais: China anuncia contratos inteligentes e funcionalidades para o Yuan Digital