O vice-governador do Reserve Bank of India (RBI) revelou que o banco central está planejando lançar a sua moeda digital estatal em fases para que haja “pouca ou nenhuma interrupção nos sistemas bancários ou monetários da Índia”.
O vice-governador do RBI, T. Rabi Sankar, falou sobre a moeda digital do banco central da Índia (CBDC) no Vidhi Center for Legal Policy na quinta-feira, informou a mídia local.
Ele explicou que o “RBI tem explorado os prós e os contras da introdução de CBDCs desde algum tempo”, elaborando:
“O RBI está atualmente trabalhando em uma estratégia de implementação em fases e examinando casos de uso que poderiam ser implementados com pouca ou nenhuma interrupção nos sistemas bancários ou monetários da Índia. “
De acordo com o banco central, um CBDC “é o mesmo que uma moeda fiduciária e pode ser trocado um a um com a moeda fiduciária”, descreveu, acrescentando que é “apenas sua forma é diferente”.
Ele observou que “Geralmente, os países implementaram CBDCs com propósito específico nos segmentos de atacado e varejo”, enfatizando que “No futuro, após estudar o impacto desses modelos, o lançamento de CBDCs de propósito geral será avaliado”.
O vice-governador opinou ainda que “a realização de pilotos nos segmentos de atacado e varejo pode ser uma possibilidade em um futuro próximo”.
O vice-governador Sankar destacou alguns benefícios de uma moeda digital apoiada pelo banco central. Eles incluem a redução da dependência de dinheiro, economia no custo de impressão de dinheiro e aprimoramento dos mecanismos de liquidação.
Outro benefício é a eliminação da “diferença de fuso horário” nas transações de câmbio, o que resultaria em um sistema de liquidação internacional mais barato e uniforme.
Ele também esclareceu que as criptomoedas privadas, como bitcoin, não se enquadram na definição de moeda do RBI e uma das razões pelas quais os bancos centrais em todo o mundo, incluindo a Índia, estão fazendo experiências com CBDCs é para minimizar os riscos apresentados pelas criptomoedas em sistemas financeiros tradicionais.
Claro, o Bitcoin representa uma revolução no conceito de moeda e dinheiro, e as falas dos banqueiros centrais devem ser encaradas com cautela, exatamente como o lobby dos produtores de vela após a invenção da lâmpada. Afinal, os bancos centrais ajudariam uma tecnologia que pode tornar seus trabalhos obsoletos?
Leia mais: O Bitcoin fará parte do futuro do Twitter, afirma Jack Dorsey