A Suprema Corte de Londres ordenou que a Binance, a maior exchange de criptomoedas do mundo, identifique e congele as contas de hackers envolvidos em um suposto roubo de US$ 2,6 milhões em sua plataforma.
O pedido segue a solicitação de uma empresa chamada Fetch.ai, que afirma que suas contas da Binance foram comprometidas em junho.
De acordo com uma transcrição dos procedimentos do Tribunal Superior, a empresa alega que os hackers fugiram com várias criptomoedas, incluindo Tether, Binance Coin, Bitcoin e FET.
Um porta-voz da Fetch.ai afirmou que o trabalho de rastreamento já está em andamento e que a empresa tem “trabalhado em estreita colaboração com a Binance”. A exchange confirmou seu envolvimento em um comunicado à Reuters.
Em 2019, o Tribunal Superior decidiu que o Bitcoin poderia ser legalmente considerado “propriedade”, abrindo caminho para solicitações como a da Fetch.ai. Mesmo assim, é relativamente raro que os tribunais britânicos determinem esse tipo de rastreamento deliberado.
E embora a Binance possa congelar certas contas, o Fetch.ai terá que provar que foi realmente vítima de um esquema de fraude antes de poder pedir o dinheiro de volta ao tribunal.
Uma solução para se evitar este tipo de problema, é manter sob sua posse as chaves privadas que dão acesso aos fundos da blockchain, eliminando o risco de falha de terceiros.
Você já teve algum problema do tipo com alguma exchange? Deixe na seção de comentários abaixo.