A Securities and Exchange Commission (SEC), agência reguladora do mercado financeiro americano, supostamente iniciou uma investigação contra a Uniswap Labs – a principal desenvolvedora da Exchange Descentralizada (DEX) Uniswap.
De acordo com um relatório do WSJ anterior, em 3 de setembro, o regulador de valores mobiliários investigou os desenvolvedores da maior bolsa de criptomoedas descentralizada do mundo. Citando pessoas familiarizadas com o assunto, o relatório afirma que a operação está em um processo de investigação em estágio inicial.
A SEC está tentando determinar como os clientes estão utilizando a bolsa, como ela é comercializada e como opera de maneira geral. O presidente da SEC, Gery Gensler, sugeriu que a agência observaria mais de perto o setor DeFi, sugerindo centralização nas Finanças Descentralizadas.
“Essas plataformas facilitam algo que pode ser descentralizado em alguns aspectos, mas altamente centralizado em outros”, disse Gensler em entrevista ao Wall Street Journal. “
O porta-voz da Uniswap Labs afirmou que a organização está “comprometida em cumprir as leis e regulamentos que regem nosso setor e em fornecer informações aos reguladores que os auxiliarão em qualquer consulta”.
É importante notar que as ações da SEC vêm logo após a parceria da Comissão com a AnChain.AI – uma empresa de análise de blockchain – para aprimorar seu monitoramento do espaço DeFi.
Embora a primeira versão do protocolo Uniswap surgisse em 2018, a bolsa acelerou o ritmo significativamente em 2020 e 2021. Em abril deste ano, o volume de negociação semanal ultrapassou US$ 10 bilhões pela primeira vez.
Embora possa não estar relacionado, também vale a pena mencionar que o token nativo do Uniswap caiu 5% depois que o relatório do WSJ foi ao ar.
Qual sua opinião sobre o setor DeFi? Deixe na seção de comentários abaixo.
Leia mais: O presidente da SEC, Gary Gensler, deseja regulamentar o DeFi