A gigante financeira japonesa SBI Holdings está prestes a lançar o primeiro fundo de criptomoeda do país.
A Bloomberg informa que o fundo investirá em Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), XRP, Bitcoin Cash (BCH), Litecoin (LTC) e possivelmente outros ativos.
Tomoya Asakura, presidente da afiliada da SBI Morningstar Japan KK, diz que o fundo visa principalmente investidores individuais que estão cientes dos riscos associados às criptomoedas e que podem investir pelo menos 1 milhão de ienes (US$9.112) a 3 milhões de ienes (US$27.336).
“Quero que as pessoas o mantenham junto com outros ativos e experimentem em primeira mão como ele pode ser útil para diversificar carteiras.”
Lançamento da SBI previsto para novembro
A SBI pretende lançar o fundo até o final de novembro e, se tudo correr bem, Asakura diz que a empresa lançará rapidamente um segundo.
Ele diz que o conglomerado financeiro também pode considerar o lançamento de um fundo voltado principalmente para investidores institucionais, se houver demanda suficiente.
A SBI levou quatro anos para materializar seus planos para um fundo por causa das rígidas regulamentações do Japão sobre ativos digitais. Apesar dessas regras rígidas, a indústria de criptomoedas do Japão está avançando.
Em julho, a Financial Services Agency (FSA), que supervisiona os setores bancário, de valores mobiliários e de câmbio e de seguros, lançou uma nova unidade para supervisionar a regulamentação das criptomoedas.
O Ministério das Finanças também considera aumentar o número de seus funcionários para aumentar a supervisão da moeda digital.
LEIA MAIS: Ethereum está ‘arrastando’ outros ativos para o alto, de acordo com o CEO da Chainalysis