Um novo fundo negociado em bolsa de futuros de Bitcoin (ETF) deve começar a ser negociado em Wall Street na próxima semana, de acordo com um arquivamento da SEC na quarta-feira.
O Bitcoin Strategy ETF da VanEck’s, com sede em Nova York, entrará em operação na Bolsa de Valores de Nova York após 23 de outubro, informou o documento.
A negociação do ETF da VanEck começará “assim que possível após a data de vigência”, o que provavelmente significa segunda-feira, 25 de outubro.
O primeiro ETF relacionado ao Bitcoin nos EUA foi lançado ontem (19) – e foi extremamente popular. O ETF de estratégia de Bitcoin da ProShares negociou US$280 milhões em ações em 20 minutos. Ao final do dia, quase US$1 bilhão havia sido negociado.
Um novo Bitcoin ETF
O produto de VanEck será o mesmo tipo de ETF – que dá aos investidores exposição à maior criptomoeda do mundo, permitindo que negociem ações que representam contratos que apostam no preço do Bitcoin.
“Os contratos de futuros são contratos financeiros cujo valor depende ou é derivado do ativo de referência subjacente”, diz o documento.
“No caso do Bitcoin Futures, o ativo de referência subjacente é o Bitcoin.”
Ele acrescentou: “O Bitcoin e o Bitcoin Futures têm sido historicamente mais voláteis do que as classes de ativos tradicionais. Você deve estar preparado para perder todo o seu investimento.”
Aprovação da SEC
VanEck (e uma lista inteira de outras empresas) solicitaram à SEC um ETF Bitcoin à vista que dá aos investidores exposição direta ao ativo.
Mas a SEC repetidamente disse não, citando preocupações de que o mercado de Bitcoin pode ser facilmente manipulado. Em agosto, porém, o presidente da SEC, Gary Gensler, sinalizou que a Comissão estaria aberta à aprovação de ETFs baseados em futuros, provavelmente porque o mercado de futuros é regulamentado pela CFTC.
Na sexta-feira, o ProShares arquivou um prospecto pós-efetivo com a SEC, indicando que a Comissão permitiria que o primeiro ETF de futuros de Bitcoin começasse a ser negociado esta semana.
VanEck apresentou o mesmo tipo de documento hoje, o que significa que a SEC também deu luz verde à empresa para lançar seu fundo.
Embora não seja um ETF Bitcoin “verdadeiro”, os investidores aparentemente ainda estão interessados em um ETF de futuros. Esses tipos de fundos ainda oferecem aos investidores exposição à criptomoeda sem ter que comprar, vender e armazenar eles próprios – o que pode ser complicado para quem não está familiarizado com bolsas ou carteiras.
Espera-se que a SEC aprove outros quatro ETFs futuros de Bitcoin nas próximas semanas: o ETF Invesco Bitcoin Strategy, Valkyrie Bitcoin Strategy, Galaxy Bitcoin Strategy e o ETF AdvisorShares Managed Bitcoin.
LEIA MAIS: BTC atinge novo recorde histórico apenas um dia depois de “tornar-se público”