De fato, os últimos dois meses têm sido de tensão para os detentores do bitcoin. A criptomoeda não para de passar por correções. No momento da escrita do artigo, conta com uma queda de 7% nas últimas 24 horas. Todavia, não é só seu preço que passou por um baque. O hashrate do BTC também experimentou um tombo no mesmo período.
Na última segunda-feira (3), a taxa de hash do criptoativo primário chamou muita atenção. Afinal, no aniversário do BTC, a dificuldade de mineração do bitcoin chegou perto do nível mais alto de todos os tempos, 25 trilhões.
O que vinha em grande desenvolvimento, de repente, murchou. Em apenas algumas horas, a taxa de hash da rede BTC caiu 12%. Como resultado, saiu de 194 EH / s em 4 de janeiro para um mínimo de 168 EH / s no dia 5 por um período significativo.
Durante esse cenário, os pools mais afetados foram: 1THash, OKExPool e KuCoinPool.
Além disso, os dados da Bloomberg apontam que ações de empresas ligadas à mineração também despencaram. Só para exemplificar, as ações da Marathon Digital Holdings Inc. caíram 9,8%.
A correção do bitcoin motivou essa queda no hashrate?
Na verdade, não. A mineração do ativo digital foi afetada pelo Cazaquistão.
Conforme observado pela Wu Blockchain, agência de notícias, os protestos no país desencadearam uma desconexão da rede nacional. Ou seja, um blecaute da internet.
O hashrate de pools, como AntPool, Poolin, F2pool e Via BTC despencou. Como o Cazaquistão é o segundo maior país quando se trata de mineração, responsável por 18% do hashrate global de bitcoin, é natural que esse mercado seja afetado.
Não podemos deixar de destacar que empresas de mineração chinesas estão entrando no Cazaquistão. A migração veio como resultado da pressão da China em cima desses trabalhadores.
Larry Cermak, vice-presidente do The Block, também vê o país da Ásia Central como fator principal das oscilações da taxa de hash do BTC.
Internet has been down in Kazahstan for a few hours where roughly 18% if Bitcoin's hashrate is.
— Larry Cermak (@lawmaster) January 5, 2022
Looks like the impact on the hashrate is so far 12% drop just in the last few hours since internet went down. pic.twitter.com/FcTDsJ6R77
“A Internet está fora do ar no Cazaquistão por algumas horas, onde cerca de 18% do hashrate do Bitcoin está. Parece que o impacto no hashrate foi até agora uma queda de 12% apenas nas últimas horas desde que a internet foi caiu”, disse Cermak.
Mas por que a internet no Cazaquistão foi desligada?
A interrupção veio logo após a Kazakhtelecom, maior empresa de telecomunicações do país, fechar toda a internet local. Essa decisão foi tomada, pois estava ocorrendo uma forte queda de rede no Cazaquistão.
O desligamento total foi feito na tentativa de normalizar o sistema. As quedas da internet começaram após a renúncia do governo local, pressionado pelas ondas de protestos pelo aumento nos preços dos combustíveis.
LEIA MAIS: A medida que cripto-jogos despencam, Axie Infinity cai 19%