A BXM Operations AG, criada por executivos da exchange de criptomoedas BitMEX, anunciou hoje planos para comprar o Bankhaus von der Heydt, um banco alemão de 268 anos.
A aquisição do banco com sede em Munique ainda está sujeita à aprovação da Autoridade Federal de Supervisão Financeira da Alemanha (BaFin) e deve ser finalizada em meados de 2022, disse a BitMEX em um post no blog.
Os detalhes financeiros do acordo, que foi assinado pelo atual proprietário do Bankhaus von der Heydt, Dietrich von Boetticher, não são divulgados.
De acordo com o anúncio, o Bankhaus von der Heydt continuará a ser operado como um negócio independente assim que o acordo for finalizado, com o CEO e CFO da BitMEX, Alexander Höptner e Stephan Lutz, ingressando no conselho de supervisão do banco.
“A Alemanha, como a maior economia da Europa, combina uma abordagem inovadora para ativos digitais com forte supervisão regulatória e estado de direito – tornando-se um mercado primordial para a expansão da BitMEX na Europa”, disse Stephan Lutz em um comunicado.
O Bankhaus von der Heydt foi fundado em 1754 e se tornou uma das primeiras instituições financeiras regulamentadas da Alemanha a oferecer serviços com criptomoedas.
O banco se uniu ao provedor de tecnologia de ativos digitais Bitbond para emitir uma stablecoin apoiada pelo Euro na blockchain Stellar em dezembro de 2020, seguida por uma parceria com a Fireblocks em outubro de 2021 para expandir suas ofertas para serviços bancários, securitização e fundos de ativos digitais.
De acordo com a BitMEX, a aquisição do Bankhaus von der Heydt o ajudará a “prosseguir a meta ambiciosa de estabelecer um balcão único para produtos cripto regulamentados na Alemanha, Áustria e Suíça”.
O anúncio de hoje também segue o lançamento da BitMEX Link, uma corretora de criptomoedas com sede na Suíça que oferece produtos à vista, estruturados e negociação de balcão (OTC).
“Através da combinação da experiência em ativos digitais regulamentados do Bankhaus von der Heydt com a inovação e escala de criptomoedas da BitMEX, acredito que podemos criar uma potência de produtos cripto regulamentados no coração da Europa”, acrescentou Alexander Höptner.
Fundada em 2014, a BitMEX já foi um dos maiores nomes da indústria de criptomoedas e uma das primeiras exchanges a oferecer produtos derivativos, como contratos futuros.
Leia mais: Governo americano investiga doação de 28 bitcoins relacionado à invasão ao Capitólio