Dogecoin (DOGE), moeda meme apoiada por Elon Musk, acumula 83% de perda desde a sua máxima histórica de maio do ano passado.
O ano de 2021 foi realmente marcante para o Bitcoin (BTC) e para todo o cripto-mercado, que ganhou a atenção de grandes mentes de diversos setores, como Michael Saylor, da MicroStrategy, e Elon Musk, da Tesla.
O início da alta do mercado começou em setembro de 2020, impulsionada pelo halving do BTC, ocorrido em maio daquele ano.
O movimento do BTC provocou o início de uma temporada de alta das altcoins, onde muitos ativos explodiram em questão de meses, impulsionados pelos investidores de varejo, por uma alta alavancagem e por viciados em apostas.
Um desses ativos foi o Dogecoin (DOGE), um token meme que já estava há alguns anos no mercado, mas que começou a receber muita atenção após Elon Musk, o homem mais rico do mundo, mencionar o ativo diversas vezes, especialmente no seu Twitter.
Esse movimento fez o DOGE multiplicar cerca de 22x em cerca de 5 meses. Após a euforia do mercado e uma correção generalizada, o token caiu 83% desde a sua máxima histórica.
Agora nem mesmo os tweets e promessas de Musk conseguem provocar um pump no preço do cripto-ativo.
Leia mais: Elon Musk twitta sobre Dogecoin, moeda nem se move e acumula 77% de perda – Acabou a festa!
Não somente a DOGE, mas centenas de outros tokens vem acumulando perdas sistêmicas.
Por que isso acontece?
O que aconteceu com o preço da DOGE foi o reflexo de um mercado altamente manipulado não por fundamentos ou casos de usos interessantes, mas por especulações puxadas por investidores de varejo e apostadores.
Como resultado, isto foi precificado pelo mercado, que jogou o ativo para baixo.
Outro ponto que deve ser destacado é a realização de lucro dos primeiros investidores. Quem comprou o ativo antes dos pumps artificiais de Elon Musk, conseguiu multiplicar o seu capital muitas vezes.
A alta, por sua vez, se tornou uma oportunidade altamente atraente para se livrar dessa piada em forma de token.
A única coisa capaz de formar preços em um mercado são as relações de oferta, demanda e acordos entre compradores e vendedores.
Com muitos players retirando exposição da DOGE para realizar ganhos, o preço colapsou, deixando muitos no prejuízo.
O mesmo ocorreu com diversos tokens que participaram da alta de 2017. Durante o topo do mercado, muitos investidores e mesmo os criadores de projeto viram uma oportunidade para despejar esses ativos.
Como criar uma “criptomoeda” ou um token não é algo difícil, uma vez que o código de todos os cripto-ativos é aberto e pode ser facilmente copiado, muitos têm o incentivo para fazer isso.
Leia mais: Lugano, na Suíça, segue El Salvador e adota Bitcoin como moeda legal