Já é de conhecimento de muita gente que Warren Buffett, um dos homens mais ricos do mundo, não é muito fã do bitcoin e das criptomoedas, pois o investidor já afirmou algumas vezes que o bitcoin não é um investimento.
Durante a recente reunião anual de acionistas da Berkshire Hathaway no Centro de Saúde CHI em Omaha, nos EUA, Buffett foi mais uma vez convidado a dar sua opinião sobre o bitcoin.
“É uma máquina de apostas … houve muitas fraudes relacionadas a ele. Houve muitos desaparecimentos e muita coisa perdida. Bitcoin não produziu nada até agora”, disse Buffett a um grupo de repórteres presentes.
“Não serve pra nada. Apenas fica lá. É como uma concha ou algo assim, e isso não é um investimento para mim ”, acrescentou.
Anteriormente, Buffett já havia chamado bitcoin de “veneno de rato ao quadrado”, e o vice-presidente de sua empresa Berkshire, Charlie Munger, disse que o comércio de criptomoedas é “apenas demência”.
Buffett parece não ter muito conhecimento sobre o assunto
Warren Buffett vem de uma geração anterior e é mais do que natural que tenha dificuldades para entender um conceito tão novo e complexo quanto as criptomoedas. Por maior que seja o sucesso e reconhecimento que tenha obtido no mercado financeiro, ele não possui a base sólida de conhecimentos de ciência da computação necessários para entender bem o conceito dessa nova tecnologia.
Embora sua crítica em relação às atividades fraudulentas sejam verdade, isso é simplesmente o que acontece qualquer nova fronteira digital, onde ainda há muita coisa a ser ajustada, mas isso vem rapidamente acontecendo.
Buffett admite o potencial da Blockchain, mas não quer se envolver
“Blockchain … é muito grande, mas não precisava do bitcoin. O J.P. Morgan já tem a sua própria criptomoeda ”, disse Buffett neste sábado.
Perguntado se vai se envolver com blockchain, ele disse: “Provavelmente estamos fazendo isso indiretamente, mas não, eu não seria a pessoa a ser um grande líder em blockchain”.