O ponto de vista do Dr. Yasam Ayavefe – como a falta de demanda causou um choque na economia global durante a pandemia de Covid-19

Em nosso artigo anterior, fizemos uma introdução sobre como o Covid-19 afetou as economias em todo o mundo. Neste artigo, discutiremos como essa mudança econômica surgiu e quais países foram afetados. É visível o efeito direto entre a queda da demanda e o impacto que se teve na economia mundial.

Ao distinguir entre as operações de importação e exportação de cada país, investigou-se o impacto do choque de quarentena em abril de 2020 no comércio internacional. Os resultados sugerem que o declínio nas operações de importação alemãs (-31%) se correlaciona com o declínio nas operações de exportação da França (-28%). Ou seja, contribuirá proporcionalmente para a parte de mercado da França com base no produto nas importações alemãs.

Dado o seu grau de abertura e o nível da balança comercial, a Alemanha é o país mais afetado pela queda na demanda que atende, especialmente por produtos e equipamentos de transporte. De acordo com nossos cálculos baseados em dados, o comércio mundial caiu 25% no segundo mês da Covid-19. A segunda questão está relacionada ao ajuste do consumo intermediário após o choque de demanda. Esse efeito não está diretamente ligado às mudanças quase como dos problemas decorrentes da estrutura da cadeia de suprimentos.

Portanto, mesmo que um país não exporte bens e serviços, fica em estado de cálculo. Por esse motivo, assumimos que a variação da demanda intermediária não tem efeito.

Dr. Yasam Ayavefe

Qual diminuição no comércio foi causada em um mês?

De acordo com avaliações, as medidas de contenção e distanciamento social implementadas em abril tiveram um impacto de -19% no valor agregado global. Porém os setores não foram afetados da mesma forma. A maior queda setorial foi observada na área de hospedagem-refeições, com queda de 47% no valor agregado global.

O declínio nas acomodações e refeições foi resultado das medidas de distanciamento social que impedem as pessoas de se reunirem. Também é causado por barreiras às viagens, especialmente entre países.

Mesmo em países com economia desenvolvida, o fechamento de negócios não essenciais reduziu o valor agregado do comércio em 43%. Portanto, setores relacionados a esse campo também sofreram. Por exemplo, a fabricação de equipamentos de transporte caiu 35%, o transporte e armazenamento, 28%.

Dificuldades em manter a produção e a continuidade da cadeia de suprimento enfraqueceram as atividades no setor de construção (43%) e na indústria de transformação (-30%). Ao contrário de muitos grupos ocupacionais, alguns setores de serviços mantiveram relativamente suas atividades durante todo o período da Covid-19. Em especial as atividades imobiliárias (-8% de valor agregado).

Os negócios relacionados à produção de alimentos sofreram ligeiras quedas na demanda final, mas resistiram relativamente à crise. Se olharmos para os números; o valor agregado na agricultura caiu 9% e das indústrias agroalimentar 7%.

Estes setores, que se encontram numa posição estável, estão insatisfeitos com a diminuição da procura dos setores de turismo e eventos.

As perdas de empregos não ocorreram de maneira uniforme geograficamente durante a pandemia. Dependendo de vários fatores, como as dificuldades econômicas por área geográfica, a rigidez da restrição e a especialização setorial.

As regiões mais afetadas pelas medidas de prevenção da Covid estão na Europa, Espanha, Itália e França estão entre os países mais afetados, com o valor agregado caindo mais de 30%.


Como a Covid-19 Afetou a Oferta e  Demanda

Estados Unidos e Alemanha, que estão no topo das economias desenvolvidas, sofreram um menor declínio econômico do que outros países, pois foram tomadas medidas de contenção menos restritivas. Os Estados Unidos caíram 22%, enquanto a Alemanha enfrentou um declínio de 24%. Os Estados Unidos limitam o impacto do choque com seu relativo fechamento comercial. Embora a Alemanha tenha superado essa situação de forma leve, o país ainda sofre com a queda da demanda externa.

A China foi o ponto de partida da pandemia, além de ser o país menos afetado pelas medidas de distanciamento social em abril de 2020. O país conseguiu limitar a perda de atividade a 16% tomando as medidas de contenção mais rigorosas possíveis. Por fim, os países que não foram diretamente afetados pela epidemia (incluindo a maioria dos países emergentes) sofreram muito com a continuidade das medidas em abril pelo canal de comércio internacional. Além disso, o Japão, um país relativamente fechado, também limitou a perda de atividade. Cada região geográfica está exposta de forma diferente ao resto do mundo devido à sua posição na cadeia produtiva global ou participação no mercado de exportação. De acordo com sua posição geopolítica, a contribuição de cada região para a diminuição do valor agregado global é diferente.

Saiba mais sobre o Dr. Ayavefe e seu trabalho aqui:

https://yasamayavefe.com/

https://milayacapital.com/

Green Climate World Token

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

3 Altcoins que Prometem Novas Máximas em Setembro: Rollblock, BNB e PEPE
icon setembro 8, 2024

3 Altcoins que Prometem Novas Máximas em Setembro: Rollblock, BNB e PEPE

Escrito por Criptonizando
icon abril 3, 2025

Empresa britânica lança mineração em nuvem de Bitcoin com limite zero, com receita em um único dia ultrapassando 10.000 dólares americanos

Escrito por Patrocinado
icon dezembro 21, 2024

Com a Solana desacelerando, esta moeda multichain emergente ganha destaque em 2024

Escrito por Patrocinado