A rede Solana (SOL) passou por uma interrupção de 7 horas quando uma “quantidade insana de dados” inundou a blockchain, tirando os validadores do consenso e impedindo ainda a produção de blocos.
Os bots invadiram a popular ferramenta de cunhagem NFT conhecida como Candy Machine no sábado com uma onda sem precedentes de tráfego de entrada.
No total, a rede recebeu quatro milhões de solicitações de transações e 100 gigabits de dados a cada segundo – um recorde para a rede, disse uma fonte da Fundação Solana.
Por razões ainda não claras, esse volume de dados tirou os validadores do consenso.
A produção de blocos tornou-se impossível e a rede apagou às 16h32 EST.
Às 23h EST, os validadores (coordenados por canais no Discord) reiniciaram o cluster no slot 131973970.
O cofundador da rede, Anatoly Yakovenko, que disse estar viajando durante o ocorrido, creditou à comunidade de validadores a liderança na recuperação da rede principal.
Ao contrário da interrupção de 17 horas de setembro passado, a reinicialização do hard fork de sábado não foi resolvida com o preenchimento de código novo e aprimorado nos validadores.
Na preparação para a reinicialização, os validadores ponderaram se deveriam implementar um código que bloquearia temporariamente as transações da Candy Machine.
Alguns debateram no Discord se tal movimento constituía censura. Independentemente disso, só seria eficaz se dois terços dos validadores optassem por participar.
Outras partes do ecossistema rapidamente se moveram para reforçar suas defesas.
Às 23h36 EST, Metaplex, o principal administrador da infraestrutura Solana NFT e intimamente ligado à Candy Machine, twittou que em breve implantaria uma “penalidade de botting” de 0,01 SOL para ajudar os projetos NFT a estancar o tráfego excessivo.
Os serviços ecossistêmicos da Solana, como a carteira Phantom e a exchange descentralizada Mango Markets, lutaram para resistir à medida que os provedores de nós RPC voltaram a ficar online.
A interrupção contribuiu para uma queda sangrenta, embora breve, nos mercados SOL.
O token nativo da rede Solana caiu para uma baixa de 24 horas de US$ 83,13 cerca de três horas após a interrupção antes de voltar para US$ 89, de acordo com a CoinGecko.
Os principais desenvolvedores da Solana ainda precisam diagnosticar o que deu errado no sábado.
Qual sua opnião? Deixe na seção de comentários abaixo.
Leia mais: Clube de futebol Tigres vai aceitar bitcoin como pagamento