A Grayscale Investments anunciou hoje que seu ETF Future of Finance será listado na Bolsa de Valores de Londres, Borsa Italiana e Deutsche Börse Xetra.
Um ETF é um fundo negociado em uma bolsa de valores que rastreia o preço de determinado ativo financeiro ou cesta de ativos.
O Grayscale Future of Finance UCITS ETF (GFOF) é uma maneira de os investidores fazerem uma única compra de ações para apostar no desempenho de uma variedade de empresas comprometidas com a criptoeconomia.
O fundo será baseado no Bloomberg Grayscale Future of Finance Index (BGFOF), que acompanha o desempenho de empresas de serviços financeiros “projetadas para serem líderes da economia digital emergente”.
O fundo inclui ações como Robinhood, PayPal, Block e Coinbase, e várias empresas de mineração de criptomoedas e gerenciamento de energia, incluindo Argo Blockchain, Northern Data e Canaan.
O GFOF foi lançado pela primeira vez em fevereiro deste ano na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) e atualmente inclui 21 empresas públicas.
O preço inicial do fundo era de US$ 25,93; no entanto, como as ações das empresas de criptoativos caíram na semana passada, fechou o pregão de sexta-feira em US$ 14,69.
No entanto, a empresa sediada em Connecticut está confiante no valor de longo prazo que o produto oferecerá.
“Na Grayscale, acreditamos há muito tempo que a economia digital será um grande impulsionador para o desenvolvimento e crescimento da economia global”, disse David LaValle, chefe global de ETFs da Grayscale.
O executivo acrescentou que “os investidores europeus agora têm a oportunidade de receber exposição às empresas que são fundamentais para a evolução do sistema financeiro global”.
A Grayscale é mais conhecida por sua seleção de produtos de investimento em criptoativos, incluindo o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC), o principal produto da empresa.
Desde fevereiro de 2021, o GBTC vem sendo negociado abaixo do valor de mercado do Bitcoin, que na semana passada atingiu mínimos históricos abaixo de 30%.
Para eliminar o desconto, a Grayscale está pressionando ativamente para converter o fundo em um ETF de Bitcoin para o mercado à vista.
Citando riscos de manipulação de preços e volatilidade do Bitcoin, a agência ainda não aprovou um ETF de Bitcoin.
Ao mesmo tempo, a agência já deu sinal verde para quatro ETFs de Bitcoin vinculados a contratos futuros.
Conforme relatado pela Decrypt, no início deste mês, a Grayscale realizou uma reunião privada com a SEC para persuadir o regulador a aprovar a medida, com o prazo para sua aplicação pendente em 6 de julho.
Leia mais: Esposa de John McAfee culpa governo dos Estados Unidos por morte do marido