O Deputado Federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) protocolou na Câmara dos Deputados na última terça-feira (31) um requerimento que solicita informações sobre o Real Digital ao Ministro da Economia, Paulo Guedes.
O Bacen afirmou em um vídeo recente que o Real Digital será mais seguro que o bitcoin, mas a moeda digital brasileira ainda não saiu do papel e tal afirmação já traz desconfiança.
Tal desconfiança se dá, pois o Banco Central do Brasil tem estudado a tecnologia blockchain nos últimos anos procurando entender como se pode tirar vantagens de uma versão própria de moeda digital para o país.
Deputado solicita explicação das vantagens do Real Digital
Muitos são os bancos centrais que afirmaram já estar desenvolvendo suas próprias CBDCs.
O objetivo, assim, é que as moedas nacionais passem para moedas digitais em breve, permitindo que as autoridades tenham acesso a informações de consumo da população.
Considerando estes pontos, o Deputado Federal Capitão Alberto Neto apontou no requerimento:
“Requer informações para Excelentíssimo Senhor Ministro da Economia, Paulo Guedes, informações sobre Real Digital, uma moeda digital.”
O parlamentar aponta três questões sobre o Real Digital nais quais precisam ser respondidas pelo ministro, sendo elas:
“Como o Real Digital pode impactar a economia e os brasileiros?”;
“O bitcoin foi desenvolvido como uma resposta à crise financeira americana (imobiliária), qual o objetivo do desenvolvimento do Real Digital?”;
“Qual é a garantia do sistema proposto pelo Banco Central?”.
Vale destacar que a segunda questão faz comparação direta com o bitcoin, moeda que já está em pleno funcionamento há 13 anos.
As perguntas devem passar pela aprovação da Câmara e, em seguida, serem encaminhadas a Paulo Guedes, para que ele responda sobre o assunto.
Anteriormente, o Capitão Alberto Neto entrou no assunto de criptomoedas pedindo explicações da PF sobre golpes com Bitcoin, logo após o Faraó dos Bitcoins ser preso.
Ele afirmou, na ocasião, que as criptomoedas cresciam no gosto dos criminosos.
Previsão apenas para 2023
Na última segunda-feira (30), um representante do Bacen, que participava do evento público da Febraban, falou sobre o Real Digital.
Ele comentou que os planos, portanto, são de que testes do sistema sejam lançados em 2022, mas que o lançamento oficial aconteça apenas em 2023. O adiamento se deu por conta da greve dos servidores do banco central.
Entretanto, o sistema segue sendo avaliado pela autarquia e também pela sociedade, de maneira criteriosa.
LEIA MAIS: BNB Chain lança roteiro técnico para o desenvolvimento do seu ecossistema