Ministério Público recebe curso sobre combate a lavagem de dinheiro com criptomoedas

O Ministério Público do Estado da Bahia recebeu um curso voltado para o combate de crimes envolvendo criptomoedas, como o Bitcoin (BTC), informou o site do Ministério.

Ainda há pouco conhecimento por parte das autoridades a respeito dessa nova tecnologia, por isso a importância de uma iniciativa como esta, que aconteceu no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) em Salvador, Bahia.

O curso aconteceu nos dias 2 e 3 de maio, e foi ministrado pelo delegado José Mariano Araújo Filho, que é especialista em investigação de cibercrimes e segurança, inteligência e tecnologia da informação.

O palestrante trouxe dados importantes a respeito do assunto e afirmou que as criptomoedas ainda são um “assunto tormentoso”.

“Não há órgãos regulamentadores ou intervenientes, como o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários, que regulam o Real”, destacou.

“Se não há controle, o rastreamento dos valores se torna mais difícil, facilitando as transações de lavagem de dinheiro.”

Criar mecanismos legais que abarquem as transações globais realizadas de controle é o primeiro desafio enfrentado pelas autoridades da segurança pública na investigação dos crimes envolvendo criptomoedas, de acordo com o delegado.

“A solução encontrada foi a criação de uma comissão de cibercrime, em Budapeste, que criou normas a serem seguidas pelos países signatários tipificando algumas condutas como crimes cibernéticos”, afirmou.

Depois disso, é preciso encontrar as ferramentas necessárias para o enfrentamento dos delitos financeiros mais graves, e que, para isso, é preciso que o Estado esteja “muito bem treinado e preparado”.

Ele ainda disse que a legislação possui “muitas lacunas, que vem sendo vencidas caso a caso”, e que a cada dia há novos desafios nesse campo.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

99,7% das reservas do TrueUSD estão sob custódia do First Digital Trust
icon novembro 24, 2024

99,7% das reservas do TrueUSD estão sob custódia do First Digital Trust

Escrito por Sabrina Coin
Cboe anuncia lançamento de opções de Bitcoin para o início de dezembro
icon novembro 25, 2024

Cboe anuncia lançamento de opções de Bitcoin para o início de dezembro

Escrito por Sabrina Coin
icon novembro 23, 2024

Bitcoin é uma moda que vai passar, afirma pioneiro da criptomoeda no Brasil

Escrito por João Victor