O grupo hacktivista Anonymous entrou em cena novamente através de um vídeo postado no canal de mesmo nome no YouTube. No vídeo de 26 de junho, o grupo ataca o CEO da Terra (LUNA), Do Kwon, afirmando que ele foi o responsável pelos danos sofridos pelo projeto.
Também é dito no vídeo que o grupo se juntará a vários governos que estão conduzindo investigações contra o cofundador do blockchain. Para relembrar, no mês passado, o token nativo do projeto, LUNA, sofreu com a intensa queda do mercado, que desvalorizou o token em 99,9%.
Após esse incidente com o projeto, o CEO da Terraform Labs se tornou notório, e por conta disso, muitas pessoas passaram a pesquisar sua vida. Aliás, o Anonymous prometeu explorar a relação de Do Kwon com a questão e responsabilizá-lo pelos danos que causou.
Anonymous diz que investigará a vida de Do Kwon
A vigilância do coletivo hackers sobre potenciais manipuladores do mercado das criptomoedas acontece não é de hoje. O caso mais recente ocorreu em 2012, com o recado que foi passado a Elon Musk.
Na época, o fundador da Tesla Motors realizou vários pronunciamentos em seu Twitter, o que causou movimentações relevantes ao mercado. Esses movimentos foram vistos por muitos como manipulação de mercado, o que fez com que o grupo da Coréia do Sul comunicasse através de outro vídeo, que investigava o passado de Musk.
Continuando a atenção ao universo cripto, agora, em 2022, eles retornam ao ar para dar um aviso a Do Kwon.
Essa investigação ocorrerá em paralelo às investigações que vários governos já fazem sobre o caso do colapso do projeto. Ainda segundo eles, dessa forma, será possível reunir informações trazendo à tona todos os seus golpes e mostrar para as pessoas quem ele é realmente.
Do Kwon pode ter cometido fraude contra investidores
O Anonymous listou todos os supostos crimes de Do Kwon, incluindo a retirada mensal de US$ 80 milhões do ecossistema Terra e seu papel na queda da Basis Coin, outra stablecoin algorítmica supostamente criada por ele sob o pseudônimo de “Rick Sanchez”.
Parte das transcrições do vídeo diz:
“Do Kwon, se você está ouvindo, infelizmente, não há nada que possa ser feito para reverter o dano que você causou. Neste ponto, a única coisa que podemos fazer é responsabilizá-lo e garantir que você seja levado à justiça o mais rápido possível.”
Porém, o grupo pretende investigar a história de Do Kwon desde que ele entrou na indústria de criptomoedas e acredita que existem vários outros crimes que ele pode ter cometido.
“Não há dúvida de que há muito mais crimes a serem descobertos em seu rastro de destruição.”
Além disso, o grupo o criticou por agir como se a Terra fosse grande demais para falhar e por trollar críticos e concorrentes.
Contudo, Kwon e sua empresa, a Terraform Labs, já estão enfrentando várias investigações na Coreia do Sul e nos EUA. Se o coletivo hacker cumprir sua promessa, poderá fornecer mais poder de fogo para investigadores e investidores prejudicados pelo colapso do projeto
Aqui está o vídeo na íntegra:
E você, o que acha sobre esse vídeo? Deixe seus comentários abaixo.
LEIA MAIS: O Bitcoin (BTC) vai chegar a US$ 250 mil este ano, diz bilionário