Celsius abre pedido de falência

celsius

Após semanas de especulação e rumores, os advogados que representam a plataforma de empréstimos Celsius notificaram oficialmente os reguladores de que a empresa está solicitando proteção contra falência segundo os regulamentos do Capítulo 11.

“Esta é a decisão certa para nossa comunidade e empresa”, disse o cofundador e CEO da Celsius, Alex Mashinsky, em um comunicado de imprensa publicado na quarta-feira. 

“Temos uma equipe forte e experiente para liderar a Celsius nesse processo.

“Estou confiante de que, quando olharmos para a história da Celsius, veremos isso como um momento decisivo, onde agir com determinação e confiança serviu à comunidade e fortaleceu o futuro da empresa”, afirmou.

“Momentos atrás, @CelsiusNetwork entrou com petições voluntárias para proteção do Capítulo 11 e anunciou que a empresa iniciou uma reestruturação financeira.”

A Celsius disse que o arquivamento proporcionará a oportunidade de estabilizar seus negócios e consumar uma reestruturação abrangente que maximize o valor para todas as partes interessadas.

De acordo com o comunicado, a Celsius e algumas de suas subsidiárias apresentaram “pedidos voluntários de reorganização sob o Capítulo 11” no Tribunal de Falências dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York. 

A empresa anuncia “ampla liquidez com US$ 167 milhões em dinheiro para apoiar as operações”.

Os problemas da Celsius começaram depois que a empresa interrompeu todas as retiradas e trocas de clientes em junho, citando problemas de liquidez, levando reguladores do Alabama, Kentucky, Nova Jersey, Texas e Washington a abrir investigações.

“Estamos tomando esta ação necessária para o benefício de toda a nossa comunidade, a fim de estabilizar a liquidez e as operações enquanto tomamos medidas para preservar e proteger os ativos”, disse a empresa na época. 

“Além disso, os clientes continuarão a acumular recompensas durante a pausa, de acordo com nosso compromisso com nossos clientes”.

A Celsius passou o mês seguinte pagando empréstimos e suas dívidas pendentes, totalizando mais de US$ 1 bilhão.

Ontem, um comunicado de imprensa do Departamento de Regulação Financeira de Vermont aconselhou os investidores da Celsius a proceder “com cautela”, dizendo que a empresa de criptomoedas é “profundamente insolvente e carece de ativos e liquidez para honrar suas obrigações com os titulares de contas e outros credores”.

A Celsius não está registrada para operar em Vermont. O regulador estadual também aconselhou os investidores a tomar cuidado com possíveis fraudes e fóruns que incentivam o short do token CEL.

Na semana passada, Jason Stone, CEO da KeyFi Inc., entrou com uma ação contra a Celsius. 

No processo, Stone alega que Celsius usou fundos de clientes para “manipular os mercados de criptoativos, falhou em instituir controles contábeis básicos que colocaram em risco esses mesmos depósitos e não cumpriu as promessas”.

No domingo, o Wall Street Journal informou que Celsius contratou advogados da Kirkland & Ellis LLP para supervisionar os planos de reestruturação da empresa, que Celsius confirmou hoje em um comunicado.

A notícia do pedido de falência da Celsius representa a mais recente empresa a entrar em colapso durante o inverno cripto, seguindo a Voyager Digital e a Three Arrows Capital.

Leia mais: Brasil pode se tornar centro mundial para mineração de Bitcoin (BTC) com nova lei em discussão

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 12, 2025

SocGen lança stablecoin lastreada em dólar

Escrito por Thiago Barboza
stablecoins
icon junho 12, 2025

Dólar digital: pagamentos com stablecoins transformam mercado

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 6, 2025

JPMorgan aprofunda vínculo com criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza