Raoul Pal, o ex- executivo da Goldman Sachs, se pronunciou novamente sobre o mercado de criptomoedas. Dessa vez o ativo digital escolhido foi o Ethereum e sua mudança de Proof-of-Work para Proof-of-Stake.
O Ethereum e o bitcoin se valorizaram nas últimas semanas, animando os investidores mais entusiasmados. No entanto, parece que a proximidade da data para o “The Merge”, a mudança de PoW para PoS, promoveu um hype no ativo, que cresce em valor de mercado.
Com isso, uma das vozes que analisa essa valorização recente é o especialista em macroeconomia Raoul Pal. O CEO e fundador da Real Vision Finance diz que o Ethereum (ETH) está preparado para uma série de choques de oferta, que podem levar o ETH a superar o bitcoin em valor de mercado novamente.
Em uma nova atualização de vídeo, o CEO da Real Vision diz que a mudança do Ethereum para um sistema de prova de participação – que está programado para acontecer em setembro – provavelmente eliminará quantidades significativas de pressão de venda à medida que os participantes retiram suas moedas do mercado e apostam para ganhar rendimento.
Raoul Pal e o caminho do Ethereum
Para algumas vozes, entre elas o ex-executivo da Goldman Sachs, essa atualização é tão importante e grandiosa que vai garantir que o Ethereum supere até mesmo o Bitcoin.
Raoul destacou, durante uma análise apresentada recentemente, que o evento de união entre os blockchains do Ethereum, será um catalisador para um grande movimento de alta.
“O que é realmente interessante aqui é que esta é uma redução de oferta de proporções realmente monumentais que está prestes a acontecer…”
Além disso, Pal especula que o Ethereum se beneficiará da ausência de mineradores. As empresas do setor vendem parte de suas moedas mineradas para pagar seus custos operacionais.
“Não há mais mineiros. Portanto, toda a atividade dos mineradores de vender os tokens que ganharam, eles provavelmente vendem cerca de 80% dos tokens que obtêm apenas para financiar suas próprias atividades. Isso é cerca de um bilhão ou 2 bilhões por mês, isso está fora do mercado. Então, isso é um pequeno choque de oferta. Não há pressão contínua todos os dias dos mineradores que foram recompensados com o Ethereum…”
Os benefícios do The Merge
O tão esperado The Merge vai mudar de vez o sistema de consenso do Ethereum de Proof-of-Work, que depende da mineração, para o Proof-of-Stake. Isso vem chamando bastante a atenção de quem acredita que a moeda ganhará valor com o novo protocolo.
Segundo Pal, essa atualização fará com que muitos investidores não queiram vender seus ETHs, limitando a pressão de venda, reduzindo significativamente a oferta do ativo no mercado.
Além disso, a possibilidade de staking que o novo protocolo oferece, pode e é relevante para diminuir mais a oferta do Ethereum no mercado.
“A atividade de staking, atualmente representa cerca de 9% de todo o Ethereum apostado, na melhor das suposições. Esse número deve subir para cerca de 30%. Porque inicialmente, devemos ver que alguns negócios grandes podem chegar a 20%, talvez 15%, quem sabe.”
“Mas de qualquer forma, vai atrair muito capital para o staking. E assim, isso se torna muito interessante, porque se chegar a 30% de todo o ETH apostado, são 30% inativos. Esses 30% não podem ser usados para DeFi [financiamento descentralizado], CeFi [financiamento centralizado], shorting, provisão de liquidez, nada, está fora do sistema. Ok, isso é um grande choque de oferta.”
Pal também diz que o ETH pode acabar se tornando um ativo deflacionário após a fusão. Porém, compara seu futuro tokenomics a uma recompra de ações que aumenta a demanda e diminui a oferta ao mesmo tempo.
No entanto, apesar da atualização ter sido aprovada e aceita pela maioria da rede, muitos não aprovam a mudança, alegando que o Proof of Stake não é realmente descentralizado e nem tão seguro quanto o PoW.
Valor de Mercado maior que o bitcoin (BTC)
O ex-executivo do Goldman Sachs diz que os gráficos apoiam seu palpite de que o Ethereum está prestes a superar o Bitcoin. Segundo ele, o ETH/BTC está se preparando para sair de um canal descendente de vários anos, tornando o Ethereum uma aposta muito mais interessante para o investidor macro.
“Então, acho que muito dessa atividade está ficando muito interessante. Se eu começar a olhar para o preço, falamos um pouco sobre Bitcoin, mas se eu olhar para o gráfico de Ethereum versus Bitcoin, para mim, está muito perto de sair desse canal descendente. E como você sabe, estou acima do peso do Ethereum há muito tempo, e valeu muito a pena. E espero que tenha outra perna mais alta. Então, estou mais interessado no Ethereum do que no Bitcoin.”
LEIA MAIS: Quais países mineram mais Bitcoin (BTC)?