O Maker, o protocolo DeFi por trás da stablecoin DAI, anunciou que dobrou a sua exposição ao Ethereum (stETH).
O maior aplicativo de finanças descentralizadas do mundo, o Maker está trabalhando para reduzir sua dependência de stablecoins centralizadas, como o USD Coin (USDC) – especialmente após o escândalo Tornado Cash em meados de agosto.
O Staked Ethereum é um token que representa uma unidade de ETH que foi depositada ou bloqueada em antecipação à fusão, a próxima atualização da rede .
As plataformas de empréstimos descentralizadas fornecem empréstimos diretos a empresas e indivíduos sem intermediários, além de fornecer juros a outras partes que fornecem capital.
O Staking Ethereum é um token de staking emitido como recompensa aos credores do Ethereum em serviços de staking, como Lido Finance, Coinbase, Kraken e Binance, entre outros.
O Maker está procurando diminuir a influência do USDC e a proporção que o token mantém como garantia para o DAI, a própria stablecoin descentralizada do serviço de empréstimo de criptomoedas atrelada ao dólar americano.
Ao aprovar a proposta de governança do Maker DAO para aumentar o teto da dívida para US$ 200 milhões, o protocolo espera ver mais stETH depositado contra o DAI, reduzindo sua dependência do USDC.
Os desenvolvimentos do Tornado Cash influenciaram fortemente a proposta de mudança de parâmetro do Maker DAO em 25 de agosto.
Os serviços cripto aumentaram as preocupações em torno do USDC como um ativo centralizado.
O fundador do MakerDAO, Rune Christensen, abordou o assunto no Discord do DAO em 11 de agosto, afirmando:
“Acho que devemos considerar seriamente a preparação para desapegar do USD”.
Ao converter o USDC em ETH, a maioria das garantias do MakerDAO mudaria para uma criptomoeda sem valor bloqueado.
Os credores que depositam stETH em troca de DAI diminuirão a proporção de garantias que o USDC compensa nos pools do Maker.
Embora esse movimento se afaste do USDC, pode ser potencialmente desastroso, dada a volatilidade do mercado.
“O mercado pode finalmente começar a recompensar a descentralização até o ponto em que os riscos sejam aceitáveis, porque o USDC não é mais o acéfalo que costumava ser”, acrescentou Christensen.
Outros analistas, como Erik Voorhees, fundador da ShapeShift, abordaram o Maker pedindo que o protocolo comece a “desfazer sua garantia do USDC imediatamente, convertendo-a em estábulos mais resistentes à censura”.
Em julho, incentivando os usuários a depositar mais garantias no pool, o Maker DAO reduziu sua taxa de estabilidade WSTETH-B para 0%.
A proposta viu um aumento imediato nas garantias fornecidas perto do teto de dívida anterior do cofre de US$ 100 milhões.
Além de incentivar os usuários a depositar mais stETH no cofre em garantia contra DAI, dobrar o teto da dívida aumenta o esforço para reduzir a proporção de garantias que o USDC tem em relação à stablecoin nativa do Maker em comparação com outros ativos.
Leia mais: Estados Unidos bane Tornado Cash, mixer do Ethereum