Executiva da Metamask diz “Pix é porta de entrada para o mercado de criptomoedas”

A executiva da Metamask, Bárbara Schorchit, diz que o Pix é uma ótima porta de entrada para o mercado de criptomoedas. Esta afirmação veio através de entrevista da gerente de produtos sênior da Metamask para o site Future of Money.

Sabemos que o Pix é um sistema de pagamentos e transferências criado pelo Banco Central do Brasil. No entanto, para Schorchit, a tecnologia pode contribuir para a expansão da adoção dos cirptoativos no país da América do Sul.

De acordo com Bárbara, a popularização do Pix no Brasil aproximou a população brasileira de sistemas de pagamentos digitais. Afinal, além de ser um sistema disruptivo e inovador, o Pix pode facilitar a compreensão da lógica dos criptoativos:

“Com o Pix, a população brasileira já conseguiu aprender muito sobre as formas de transacionar digitalmente o dinheiro, com QR Codes, códigos e chaves Pix. Isso facilita muito quando você vai passar para o mundo cripto. Dar esse passo do Pix para cripto é muito mais fácil”.

Adoção de novas tecnologias pelo brasileiro também é evidenciado por executiva da Metamask

Outro ponto evidenciado na entrevista é a disposição dos brasileiros para adotarem novas tecnologias. Sendo essa é uma das razões para o crescimento da popularidade das criptomoedas no Brasil.

Segundo recente análise da empresa de dados on-chain Chainalysis, o Brasil está na 7ª posição do ranking global de adoção de criptomoedas. Além disso, o Brasil ocupa a 2ª posição do ranking global de adoção de NFTs (tokens não fungíveis), segundo o portal Statista.

Em julho, a empresa responsável pela MetaMask, a ConsenSys, divulgou dados mostrando que o Brasil é o segundo maior mercado global do principal aplicativo para conexão com protocolos da Web3, com os EUA em primeiro lugar.

Para Bárbara:

“Já faz um tempo que percebemos que o Brasil é um mercado bem relevante para a MetaMask. É um dos nossos principais mercados de usuários, e com isso tivemos o grande interesse de facilitar o uso da nossa plataforma por esses usuários”.

Integração Pix e Metamask

A Metamask anunciou há uma semana a integração do Pix à sua interface. Seja como for, a partir do anúncio a carteira digital passou a viabilizar a negociação de criptomoedas diretamente através do seu aplicativo

Essa integração torna desnecessário a intermediação de uma exchange de criptomoedas para tal intuito. Contudo, a partir deste momento, o real é a primeira moeda oficial de um país a ter suporte da carteira.

“Antes de lançarmos a integração com o Pix, o processo que o usuário teria seria comprar cripto em uma corretora, depois mandar a cripto para a MetaMask.”

O objetivo da Metamask é de aproximar a Web3 ao cotidiano das pessoas através de casos de uso reais, disse Bárbara:

“Vejo um futuro com pessoas utilizando a MetaMask para fazer pagamentos, comprar produtos físicos, mas eu acho que esse futuro está além do que oferecemos hoje. Vamos precisar facilitar o acesso aos serviços e aprimorar a interface com o usuário ainda mais.”

Finalizando, Schorchit visualiza um futuro em que os criptoativos mais populares serão as stablecoins, devido à facilidade de uso no dia-a-dia:

“Nem todos os usuários podem querer lidar com a volatilidade do mercado no dia a dia. Então as stablecoins terão um papel importante. Isso pode acontecer tanto através de uma versão do real em forma de stablecoin ou do Real Digital, a CBDC que está sendo desenvolvida pelo governo brasileiro, dependendo do quão interoperável ele for”.

LEIA MAIS: Ethereum não compete com Bitcoin como dinheiro, destaca CTO da Tether

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Homem-Bomba do Bitcoin recebe pena recorde no Mato Grosso
icon dezembro 19, 2024

Homem-Bomba do Bitcoin recebe pena recorde no Mato Grosso

Escrito por Thiago Barboza
Pesquisa da CVM revela perfil do investidor cripto brasileiro
icon dezembro 19, 2024

Pesquisa da CVM revela perfil do investidor cripto brasileiro

Escrito por Thiago Barboza
Zona Sul inova e adota criptomoedas como forma de pagamento
icon dezembro 18, 2024

Zona Sul inova e adota criptomoedas como forma de pagamento

Escrito por Thiago Barboza