98% dos CEOs estão se preparando para uma recessão

O Conference Board descobriu que 98% dos executivos-chefes (CEOs) pesquisados ​​estão se preparando para uma recessão nos EUA, enquanto 99% estão se preparando para uma recessão na União Europeia. 

“A confiança do CEO caiu ainda mais no início do quarto trimestre e está em seu nível mais baixo desde a Grande Recessão”, disse a organização.

O conselho é um grupo de pesquisa global sem fins lucrativos com mais de 1.000 empresas e organizações públicas e privadas como membros em 60 países.

A Medida de Confiança do CEO é “um medidor da saúde da economia dos EUA na perspectiva dos principais executivos dos EUA”, descreveu o Conference Board, acrescentando que sua pesquisa do quarto trimestre foi realizada entre 19 de setembro e 3 de outubro e um total de 136 CEOs participaram.

“A pesquisa recente pediu aos CEOs que descrevessem as condições econômicas que estão se preparando para enfrentar nos próximos 12 a 18 meses”, descreveu o conselho, acrescentando:

“Uma esmagadora maioria – 98% – disse estar se preparando para uma recessão nos EUA. 

Além disso, 99% dos CEOs disseram estar se preparando para uma recessão na UE.”

Dana M. Peterson, economista-chefe do The Conference Board, comentou: 

“A confiança do CEO caiu ainda mais no início do quarto trimestre e está em seu nível mais baixo desde a Grande Recessão”.

Roger W. Ferguson, Jr., vice-presidente do Conselho Empresarial e Administrador do Conference Board, opinou: 

“Os CEOs estão agora se preparando para recessões quase inevitáveis ​​nos EUA e na Europa. Embora a grande maioria ainda espere que a recessão dos EUA seja curta e superficial, quase 7 em cada 10 acreditam que a UE entrará em uma recessão profunda com sérias repercussões globais”.

Muitas pessoas previram que a economia dos EUA entrará em recessão. O CEO do JPMorgan, Jamie Dimon, alertou que a recessão pode chegar em seis meses e o mercado de ações pode facilmente cair 20% a mais. 

Em junho, o executivo alertou que um furacão econômico está chegando, aconselhando as pessoas a se prepararem. 

Em agosto, o chefe do JPMorgan dobrou sua advertência, alertando que “algo pior” do que uma recessão poderia estar chegando.

O CEO da Citadel, Ken Griffin, disse no mês passado que a inflação pode ter atingido o pico, mas uma recessão está chegando. 

“Estamos em um momento muito incerto para os investidores”, enfatizou Griffin. 

O CEO da Tesla, Elon Musk, também acredita que teremos “uma recessão leve por 18 meses”.

Os legisladores também estão preocupados com a queda da economia dos EUA. A senadora Elizabeth Warren (D-MA) disse em agosto que está “muito preocupada” com o fato de o Federal Reserve aumentar as taxas de juros e levar os EUA à recessão.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

robôs, trading, bots de trading
icon junho 6, 2025

Bitcoin: futuro ameaçado pela Computação Quântica?

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 6, 2025

JPMorgan aprofunda vínculo com criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas com IA
icon junho 12, 2025

Impacto da IA: brasileiros temem perda de empregos

Escrito por Thiago Barboza