A insolvência do DCG será outro grande escândalo?

CoinEx

A queda de LUNA e FTX ainda está prejudicando o mercado. Embora o volume total de negociação de criptomoedas tenha se recuperado ligeiramente no início do ano, também ouvimos más notícias.

O cofundador da Gemini, Cameron Winklevoss, solicitou publicamente ao fundador do DCG, Barry Silbert, que pagasse mais de US$ 900 milhões em dívidas. Além disso, Cameron revelou que o DCG (Digital Currency Group) também está enfrentando outras dívidas e juros pendentes. 

Apesar de Barry ter negado nas redes sociais, no final de 2022, fomos informados que a Genesis, uma subsidiária da DCG, suspendeu os saques devido à queda de 3AC e FTX.

dcg-blockchain-deal-data-750x375

Alguns investidores podem não estar familiarizados com a DCG e suas subsidiárias. Aqui está uma breve introdução:

A DCG (Digital Currency Group) é uma empresa de capital de risco que investe em tecnologia blockchain e Bitcoin, e Genesis e Grayscale são subsidiárias do DCG. 

A Gênesis, conhecida como a maior plataforma de empréstimo cripto do mundo, lançou a primeira mesa de negociação de Bitcoin nos Estados Unidos. Em 2018, se tornou a quinta empresa a obter uma Licença Bit do Departamento de Serviços Financeiros (DFS), e seu escopo de negócios abrange transações, empréstimos e custódia.

A maioria dos investidores seniores está familiarizada com a Grayscale, uma empresa cripto profissional que oferece principalmente títulos GBTC. 

Como um produto menos arriscado que a criptomoeda, o GBTC é preferido por muitos investidores institucionais tradicionais, tornando-o um canal importante para investirem em criptomoedas. É por isso que a Grayscale já foi considerada o barômetro dos touros.

Vamos voltar ao GBTC por um momento. Apoiado pela holding BTC da Grayscale, o GBTC (Grayscale Bitcoin Trust) é um fundo negociado publicamente em corretoras convencionais.

Durante o mercado altista, o GBTC sempre foi negociado com um premium, o que encorajou os investidores institucionais no setor a comprá-lo para arbitragem. O que significa que eles, simplesmente, assinam o GBTC com sua participação em BTC e depois emprestam o BTC comprometendo-se com o GBTC comprados com a Genesis quando há um premium, e eles obtêm lucros repetindo o mesmo processo.

Deve-se notar que os usuários podem obter GBTC comprando BTC, mas não podem converter GBTC em BTC. Hoje, com 40.000 BTC, a DCG ainda é a décima maior empresa listada no mundo em termos de participação em Bitcoin.

Fonte: Coinglass

Como uma gigante aparentemente intocável agora é publicamente acusada de não pagar suas dívidas?

Devemos mencionar os dois grandes escândalos de criptomoedas em 2022. Primeiro, houve a queda do 3AC. Após o colapso da LUNA e do UST, a 3AC também entrou com pedido de falência, e a empresa passou a ser uma das muitas arbitradoras.

Na época, a 3AC devia à Genesis cerca de $ 2,36 bilhões depois que o mercado ficou pessimista e o GBTC perdeu sua vantagem premium, um fato que permaneceu desconhecido do público até sua liquidação.

Como dizem, nunca chove, mas transborda. Antes que a Genesis pudesse se recuperar totalmente da falência da 3AC, a FTX faliu. O ramo de derivativos da Genesis não apenas possuía US$ 175 milhões em ativos com a FTX, mas também usava a SOL como uma das garantias da plataforma. Com todos esses fatores, a instituição ficou encurralada em uma crise.

Claro, houve rixas entre os fundadores, mas não vamos entrar nisso. No momento, para a maioria dos investidores em cripto, a principal preocupação é se o DCG também irá à falência durante a baixa do mercado.

Afinal, como credor do GBTC, o DCG pode solicitar a liquidação forçada e depois converter o GBTC em BTC para cobrir sua dívida, e a queda do DCG é possível.

Dito isto, aconteça o que acontecer, eventualmente, os investidores é que terão de arcar com as perdas. Os esquemas Ponzi não são o único fator por trás da desalavancagem no ano passado. Diversas empresas cripto usaram indevidamente os ativos do usuário.

Felizmente, após essa série de eventos, o mercado de criptomoedas está se tornando mais aberto e transparente. Enquanto isso, muitas empresas de primeira linha do setor se destacaram dos incidentes negativos.

A CoinEx, exchange global de criptomoedas que acaba de comemorar seu quinto aniversário, é um desses jogadores de destaque. Desde a sua criação, a corretora manteve um recorde de “zero acidentes”

Recentemente, a CoinEx lançou sua prova Árvore Merkle (https://www.coinex.com/activity/market-maker) para ajudar os usuários a ver claramente o status de seus ativos, o que aumentou significativamente a confiança na exchange.

Até agora, a corretora foi reconhecida por mais de 4 milhões de usuários em cerca de 200 países e regiões. Acreditamos que o mercado se tornará mais confiável à medida que passa por altos e baixos.

Enquanto isso, a CoinEx obterá um reconhecimento mais amplo dos usuários com produtos e serviços de negociação de criptomoedas fáceis de usar.

Isenção de responsabilidade: este artigo não oferece conselhos de investimento e todas as estatísticas aqui mencionadas são apenas de referência. As informações fornecidas neste documento não podem ser consideradas em decisões de investimento, pelas quais você é totalmente responsável.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon setembro 7, 2024

3 moedas definidas para ATH no quarto trimestre: DOGE, XRP e novo token GambleFi apelidado de criador de criptomilionários

Escrito por Criptonizando
Primeiro ETF spot de Ethereum na Austrália deve ser aprovado este mês
icon setembro 5, 2024

Primeiro ETF spot de Ethereum na Austrália deve ser aprovado este mês

Escrito por Sabrina Coin
icon setembro 6, 2024

ChatGPT 4.0 destaca Altcoin com maior probabilidade de superar Avalanche (AVAX) e Polygon (MATIC)

Escrito por João Victor