A gigante de software Microsoft está fechando um de seus grupos mais importantes dedicados ao desenvolvimento e promoção do metaverso.
Segundo relatos, a empresa encerrou todo o grupo Industrial Metaverse Core, composto por 100 funcionários, como parte das rodadas de demissões de 10.000 pessoas anunciadas em janeiro.
O grupo, formado há apenas 4 meses, serviu de ponte para a implementação de interfaces do metaverso para controle de usinas elétricas, robótica industrial e redes de transporte.
A divisão fazia parte dos esforços direcionados para trazer o metaverso para ambientes industriais.
Os 100 funcionários que faziam parte do grupo foram demitidos. No entanto, a Microsoft disse que os produtos desenvolvidos pelo grupo continuarão a receber suporte no futuro.
A empresa declarou:
“Estamos aplicando nosso foco nas áreas do metaverso industrial que mais importam para nossos clientes e eles não verão nenhuma mudança em como recebem suporte. Esperamos compartilhar informações adicionais no futuro.”
Do metaverso para IA
A recente reviravolta nos acontecimentos sugere que a Microsoft está tirando parte de seus recursos de iniciativas de metaverso para colocar em outras áreas como inteligência artificial (IA).
A Microsoft tem colocado fundos em startups baseadas em IA desde janeiro. A empresa divulgou um “investimento multibilionário de vários anos” na Openai, a empresa por trás do desenvolvimento do GPT-3.
Além disso, como parte dessa parceria, a Microsoft anunciou recentemente a inclusão do Chatgpt no Bing, seu mecanismo de busca, e também como parte do Edge, seu navegador web.
Satya Nadella, CEO da Microsoft, afirmou:
“A IA mudará fundamentalmente todas as categorias de software, começando com a maior categoria de todas – a pesquisa.”