Reservas de dólares em bancos centrais cai para mínima histórica

O gigante financeiro JPMorgan apontou que a tendência de desdolarização está ganhando força à medida que os bancos centrais de todo o mundo descarregam suas participações em dólares americanos.

Em um novo relatório da Reuters, os estrategistas Meera Chandan e Octavia Popescu disseram que a participação do dólar nas reservas cambiais dos bancos centrais caiu para 58%, uma baixa recorde.

Os analistas também dizem que a tendência de dolarização se torna mais evidente quando se considera o fato de que os bancos centrais acumularam ouro pesadamente nos últimos cinco anos.

No mês passado, o gigante bancário UBS disse que os bancos centrais planejam acumular 700 toneladas métricas de ouro no valor de US$ 48,74 bilhões este ano, à medida que os países evitam o dólar americano devido a preocupações geopolíticas e inflação persistente.

Chandan e Popescu acrescentam que a tendência de desdolarização provavelmente continuará, embora o dólar americano esteja conseguindo manter sua “grande marca” na liquidação do comércio global.

Segundo os estrategistas do banco, a participação do dólar e do euro no faturamento comercial manteve-se estável nas últimas décadas em 40% a 50%. 

Enquanto isso, a participação do dólar nos volumes de negociação cambial está próxima de seu recorde histórico de 88%.

Os analistas também revelam que o dólar continua a dominar os pagamentos SWIFT em 43%. Em comparação, o euro responde por 32% e o yuan chinês por 2,3%.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoins hoje
icon julho 7, 2025

Bitcoin seguro? Saylor desmistifica ameaça quântica

Escrito por Conny Chu
icon junho 6, 2025

JPMorgan aprofunda vínculo com criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza
Como posso prever o preço do Bitcoin?
icon junho 14, 2025

Bitcoin vence a inflação, diz Paul Tudor Jones

Escrito por Thiago Barboza