Zhu Su, cofundador da agora falida Three Arrows Capital (3AC), foi detido em Cingapura. A prisão e a sentença de Zhu decorrem da sua falta de cooperação durante o processo de falência da 3AC.
Seu sócio e cofundador da 3AC, Kyle Davies, também é procurado pelas autoridades de Singapura mas ainda não foi detido.
A queda da 3AC foi um evento chocante na indústria de criptoativos, dada a sua posição proeminente e participações substanciais de investimento em projetos como LUNA, Aave, Avalanche, BlockFi, Deribit e Solana.
A falta de uma estrutura robusta de gestão de risco da empresa, juntamente com negociações imprudentes e um grau significativo de ganância, prepararam o terreno para o seu colapso.
A reação em cadeia que levou ao colapso da 3AC foi desencadeada quando o LUNA, um grande investimento da empresa, sofreu uma quebra em maio.
Apesar de gerenciar aproximadamente US$ 18 bilhões em ativos em seu pico, a 3AC não conseguiu atender às suas chamadas de margem em junho, levando a especulações sobre a situação financeira da empresa.
Posteriormente, o não reembolso do dinheiro emprestado da corretora de criptomoedas Voyager Digital, totalizando US$ 665 milhões, levou a uma maior desestabilização na indústria.
A Autoridade Monetária de Singapura (MAS) desempenhou um papel fundamental ao esclarecer as negociações obscuras da empresa. Em setembro, o MAS emitiu uma ordem de proibição de nove anos contra os fundadores do 3AC, Zhu Su e Kyle Davies.
A investigação do MAS revelou que a 3AC não informou o regulador sobre a nomeação de Cheong Jun Yoong Arthur como seu gestor de carteira e deturpou a sua situação profissional. Estas ações, além de um quadro de gestão de risco inadequado, foram atribuídas ao fracasso de Zhu e Davies no cumprimento das suas funções.