O governo dos EUA provavelmente confiscará os ativos dos cidadãos em um colapso fiscal iminente, afirmou o ex-CTO da Coinbase, Balaji Srinivasan. No entanto, Balaji destacou que o Bitcoin salvará parte da população devido às suas propriedades soberanas.
Em uma postagem no X no domingo intitulada “Bitcoin > Orçamento”, Balaji destacou os gastos fiscais amplamente ineficientes em estados como Califórnia e São Francisco.
“No caminho para isso, tudo é puxado para o buraco negro de um estado voraz. Começa com a inflação e termina com o confisco… tudo o que puder ser apreendido será consumido.”
O empresário citou exemplos recentes e famosos de governos que confiscaram a propriedade privada de terceiros, incluindo o congelamento liderado pelos EUA de 600 bilhões de dólares nas reservas estrangeiras da Rússia, e o congelamento do Canadá nas contas bancárias de cidadãos que estavam ligados ao protesto do Freedom Convoy de 2022.
No Canadá, os manifestantes e caminhoneiros recorreram ao Bitcoin como fonte alternativa de arrecadação de fundos, arrecadando com sucesso mais de 14 BTC depois que outros métodos de doação foram bloqueados. Como o Bitcoin não é censurável e é peer-to-peer, as moedas não podem ser confiscadas.
“Todos os ativos em um livro-razão controlado por DC podem ser confiscados, mas os detentores de Bitcoin *podem* não ser afetados”, escreveu Balaji.
“Pelo menos será óbvio que o orçamento não nos pode salvar”, concluiu. “Só o Bitcoin pode.”
Balaji apostou que o Bitcoin poderia atingir o preço de US$ 1 milhão por moeda após a crise bancária de março de 2023, que foi seguida por gastos excessivos do Federal Reserve para resgatar os depositantes.
O acontecimento convenceu o investidor de que o governo dos EUA recorreria à hiperinflação para resgatar mais bancos insolventes e cidadãos paralisados por dívidas estudantis e dívidas de cartão de crédito.
Embora Balaji tenha perdido essa previsão prematuramente e ela não tenha chegado perto da realidade, o BTC atingiu um novo recorde histórico acima de US$ 72.000 por moeda quase um ano depois de ter feito sua aposta.