Maior fundo de pensão do mundo considera investir em Bitcoin

O Fundo de Investimento de Pensão do Governo do Japão (GPIF), o maior fundo de pensão do mundo, anunciou que está considerando investir em ativos alternativos, como Bitcoin, ouro, florestas e terras agrícolas.

O GPIF é responsável por gerenciar US$ 1,5 trilhão em ativos. No total, o fundo é responsável pelas pensões de 67 milhões de japoneses. 

O anúncio foi feito após o Japão aprovar novos regulamentos que permitem que fundos obtenham exposição ao Bitcoin. Atualmente, 97% do fundo está alocado em títulos e ações nacionais e estrangeiras.

Dado o grande tamanho do fundo, uma pequena alocação na principal criptomoeda poderia desencadear uma alta do mercado. Caso o fundo aloque 1% dos ativos em bitcoin, isto representaria cerca de US$ 15 bilhões. 

Este valor é próximo ao que a MicroStrategy, a maior detentora corporativa da criptomoeda, possui em bitcoin no seu caixa corporativo.

Por ser um ativo absolutamente escasso, uma compra de dezenas de milhares de bitcoins poderia certamente provocar uma alta no preço, a depender de como essa acumulação ocorresse.

Cada vez mais, o bitcoin está se destacando como um ativo internacional líquido, semelhante ao papel desempenhado pelo ouro na economia atual.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Eventos econômicos podem definir rumo do Bitcoin esta semana
icon junho 12, 2025

Clarity Act avança: nova era para o Bitcoin

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas
icon junho 6, 2025

Jovens priorizam criptomoedas: o adeus à poupança?

Escrito por Thiago Barboza
PolitiFi: Trump e Melania lançam memecoins antes da posse; entenda
icon junho 9, 2025

Memecoin da briga Musk x Trump explode

Escrito por Thiago Barboza