Bitcoin pode estar em seu último grande ciclo, afirma executivo da BlackRock

Robert Mitchnick, chefe de ativos digitais da BlackRock, afirmou que o Bitcoin (BTC) pode estar em seu último grande ciclo de crescimento exponencial. Isto significa que o preço da criptomoeda não poderia mais ser capaz de crescer de forma exponencial, como vem ocorrendo nos últimos 15 anos.

O Bitcoin possui atualmente uma capitalização de mercado superior a US$ 1 trilhão. Para ultrapassar o ouro, o preço do BTC precisa crescer cerca de 10 vezes a partir daqui. Para ultrapassar o dólar americano, o BTC precisa crescer cerca de 20 vezes.

Portanto, para entrar no top dos 10 maiores ativos globais, o bitcoin precisa crescer mais algumas vezes de valor. Naturalmente, não será possível que o preço dispare centenas de vezes em valor real, como ocorreu nos últimos anos. 

Ainda assim, há espaço para crescimento, como destacou o executivo da BlackRock:

“Certamente os retornos futuros cairão. Não vai haver um retorno de 124% ao ano durante a próxima década como aconteceu na década anterior.” 

Mitchnick acredita que o Bitcoin seguirá mantendo os padrões cíclicos de preço que têm sido observados na última década. A criptomoeda vem passando nos últimos anos por ciclos de contração e expansão que duram em média dois anos cada.

“Mas não acredito que vimos o fim dos ciclos do bitcoin. Pela sua natureza, há reflexividade nele, e isso é difícil para muitos investidores tradicionais entenderem. Quando o preço sobe, as probabilidades de sucesso e adoção em alguns sentidos, como de ser tornar um ouro digital, também estão mudando. 

E quando coisas ruins acontecem e o preço cai, essas probabilidades também mudam. Então você cria reflexividade, e isso só reforça a ideia de que você vai ter esses ciclos, acredito que eles ainda existirão.”

Adoção final

De fato, a aprovação dos ETFs e a chegada de grandes empresas de capital aberto delineiam a possibilidade do Bitcoin ultrapassar o ouro e outras grandes moedas nacionais. Além disso, está começando a ocorrer a entrada de estados nacionais no Bitcoin, como é o caso de El Salvador e o reino do Butão. Ambos países estão investindo na mineração da criptomoeda.

Potencialmente, o Bitcoin pode alcançar o status de ativo de reserva global, de forma a ultrapassar o dólar americano e outras moedas nacionais. Caso isso ocorra, o bitcoin ultrapassará os US$ 1 milhão ao longo dos anos.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 12, 2025

SocGen lança stablecoin lastreada em dólar

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoin hoje
icon junho 14, 2025

Inflação cede e Bitcoin ganha força

Escrito por Thiago Barboza
Minerador solo de Bitcoin
icon junho 6, 2025

Minerador solo desafia probalidades e conquista 3,151 Bitcoin

Escrito por Thiago Barboza