Hack expõe dados de usuários de carteira de Bitcoin de El Salvador

Um hack de dados que expôs informações pessoais de mais de 5 milhões de salvadorenhos foi vinculado à Chivo, a carteira de Bitcoin do governo. 

O banco de dados, disponível para compra em diversos canais desde agosto, foi vazado recentemente.

O arquivo, que contém mais de 144 GB de dados, inclui nome completo, número de identidade único, data de nascimento, endereço, telefone, e-mail e foto de cada cidadão nele incluído. 

De acordo com Databreaches, os dados vazados foram obtidos de um backup na nuvem de Alejandro Muyshondt, ex-assessor de segurança nacional. 

Muyshondt foi capturado em agosto por supostamente vazar informações para ajudar o ex-presidente salvadorenho Mauricio Funes a fugir da justiça e sair do país. 

A carteira Chivo foi lançada em 2021 e imediatamente teve grande popularidade devido aos bônus que o governo do presidente Nayib Bukele ofereceu a cada cidadão registrado (US$ 30 em BTC).

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoin hoje
icon junho 12, 2025

Bitcoin em alta, mas transações despencam

Escrito por Thiago Barboza
stablecoins
icon julho 7, 2025

Stablecoins explodem: dólar domina o futuro

Escrito por Conny Chu
Criptomoedas
icon junho 6, 2025

Jovens priorizam criptomoedas: o adeus à poupança?

Escrito por Thiago Barboza