O Lido Finance, o principal protocolo focado no staking do Ethereum e de outras redes blockchains, ultrapassou a expressiva marca de 1 milhão de validadores.
Através do Lido, é possível realizar o staking e receber as recompensas da atividade. O staking surge através de redes blockchain como o Ethereum, que funcionam baseados no mecanismo de consenso de Proof of Stake (PoS).
No PoS, os stakers bloqueiam tokens para ter o direito de incluir transações à blockchain. No entanto, realizar o staking pode ser uma tarefa complexa e cara demais para usuários comuns. Por exemplo, é necessário possuir um mínimo de 32 ETH para realizar o staking da criptomoeda.
Além disso, executar um nó pode ser uma tarefa complexa demais para um usuário comum. Através do Lido, esta barreira de entrada é reduzida, permitindo que mais indivíduos participem do consenso do protocolo.
Conforme destacado, o Lido ultrapassou a expressiva marca de 1 milhão de validadores, que combinam cerca de 28,5% do Ether em staking. Atualmente, cerca de 27% de todos os ethers existentes estão em staking, trazendo ganhos para os detentores. Coinbase segue a lista, com 13,6% do Ether em staking.
Estes expressivos números do Lido destacam o crescente impacto do protocolo no Ethereum e no ecossistema mais amplo do mercado de ativos digitais.