Banco Central da Rússia incentiva uso de criptomoedas para burlar sanções

Tether (USDT)

As instituições e empresas russas vêm sendo sancionadas financeiramente desde o início dos conflitos na Ucrânia. Europa e Estados Unidos têm emitido pacotes de sanções, que visam punir financeiramente a Rússia.

Elvira Nabiullina, presidente do Banco Central da Rússia, afirmou recentemente que as empresas estão habilitadas para utilizar ativos digitais e novas tecnologias para contornar estas sanções:

“Novas tecnologias financeiras criam oportunidades para esquemas que não existiam antes. É por isso que suavizamos nossa posição sobre o uso de criptomoedas em pagamentos internacionais, permitindo o uso de ativos digitais nesses pagamentos.”

“Diversas alternativas estão sendo discutidas. As empresas têm se mostrado muito flexíveis e empreendedoras. Elas encontram maneiras de resolver isso e muitas vezes nem nos compartilham”, afirmou Nabiullina.

O governo da Rússia tem uma relação conturbada com o mercado de criptomoedas. No entanto, até mesmo o presidente Vladimir Putin destacou as vantagens competitivas do país em relação à mineração:

“Embora, claro, também tenhamos algumas vantagens competitivas aqui, principalmente na chamada mineração. Refiro-me ao excedente de eletricidade e ao pessoal bem treinado disponível no país”. 

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Rachadura no Federal Reserve? Membro do Fed critica redução na taxa de juros realizada por Powell
icon outubro 4, 2024

Visa vai lançar plataforma para títulos tokenizados

Escrito por João Victor
Chainalysis: Rússia está usando criptomoedas para contornar restrições e promover campanhas de desinformação
icon outubro 2, 2024

Chainalysis: Rússia está usando criptomoedas para contornar restrições e promover campanhas de desinformação

Escrito por Sabrina Coin
Binance atinge 20 aprovações regulatórias com registro na Argentina
icon outubro 2, 2024

Binance atinge 20 aprovações regulatórias com registro na Argentina

Escrito por Sabrina Coin