CEO da Tether pede por tecnologias descentralizadas após queda global

Ocorreu ontem uma das maiores crises de tecnologia já registradas. Milhares de empresas enfrentaram interrupções em meio a uma atualização de um sistema de uma importante empresa de segurança cibernética, a CrowdStrike.

Paolo Ardoino, CEO da Tether, uma das maiores empresas do mercado de criptomoedas, destacou os problemas da centralização da indústria de tecnologia em recente análise no X:

“A web nasceu descentralizada, ponto a ponto. Hoje está quase totalmente centralizado em torno dos serviços de 3 empresas. Quaisquer problemas de conectividade ou instabilidade na infra-estrutura dessas empresas terão um impacto dramático em nações, cidades, comunidades e empresas inteiras.”

“A concentração e a centralização estão criando um mundo muito frágil, onde quase toda a tecnologia que desenvolvemos até hoje só pode funcionar na melhor das hipóteses e falhará ao primeiro sinal de mudança no ecossistema social/ambiental.”

Ardoino apontou que “as nações e as empresas precisam investir mais em tecnologia peer-to-peer para garantir a máxima resiliência em futuras catástrofes de qualquer tipo”.

Notavelmente, o executivo apontou que a Tether está trabalhando em tecnologias projetadas para “sobreviver a um apocalipse”.

Potencialmente, redes blockchains descentralizadas, como Bitcoin e Ethereum, sobreviveriam a apagões globais da internet sem grandes complicações. Isto se deve ao grau de descentralização geográfica dos operadores da rede, que incluem os nodes, mineradores e demais operadores de infraestrutura. 

A Tether, emissora do USDt, vem investindo em uma série de negócios, que incluem mineração de Bitcoin, empresas de IA e de biotecnologia. A Tether Limited vem diversificando suas operações através do seu modelo de negócios altamente lucrativo.

Atualmente, o USDt é o terceiro maior criptoativo do mercado, com uma capitalização superior a US$ 110 bilhões. Notavelmente, a Tether já é uma das maiores compradoras globais de títulos do governo dos EUA, superando até mesmo grandes estados.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

monero-coin-hard fork
icon setembro 13, 2024

Monero pode ser rastreado? especialistas analisam vídeo da Chainlaysis

Escrito por João Victor
Bitcoin caminha para os seis dígitos independente de quem vencer as eleições nos EUA
icon setembro 12, 2024

Bitcoin caminha para os seis dígitos independente de quem vencer as eleições nos EUA

Escrito por Sabrina Coin
Tether (USDT)
icon setembro 13, 2024

Corretora é obrigada a abandonar maioria das criptomoedas nos EUA

Escrito por João Victor