Vitalik Buterin acredita que o Ethereum (ETH) é mais descentralizado que o Bitcoin (BTC)

Ao falar sobre a descentralização na rede Ethereum, Vitalik Buterin destacou as vantagens da altcoin em relação ao Bitcoin.

Durante a ETHCC em Bruxelas, Buterin ressaltou a centralização na mineração do BTC, onde duas pools representam 50% do poder computacional e quatro chegam a 75%.

Comparando com o ETH, o programador enfatizou que a rede possui uma grande parcela de stakers não identificados.

Além disso, a participação da Lido compreende 37 validadores diferentes, o que contribui para um sistema mais descentralizado.

Buterin também abordou a questão da centralização após a transição do Ethereum para o modelo de consenso Proof of Stake (PoS).

Apesar das críticas sobre a centralização devido ao limite mínimo de 32 ETH para staking, ele explicou o compromisso entre a redução de taxas e o aumento do número de validadores.

Atualmente, a plataforma de contratos inteligentes conta com 1 milhão de validadores. Segundo Buterin, a redução do limite mínimo de staking para 4 ETH poderia aumentar esse número, impactando o trade-off entre descentralização e custos.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Tether (USDT)
icon setembro 12, 2024

Brasil lidera ranking de adoção das criptomoedas na América Latina

Escrito por João Victor
Ex-executivo do PayPal assume cargo de chefe de assuntos governamentais na Tether
icon setembro 15, 2024

Ex-executivo do PayPal assume cargo de chefe de assuntos governamentais na Tether

Escrito por Sabrina Coin
Michael Saylor - MicroStrategy - Bitcoin
icon setembro 14, 2024

MicroStrategy compra mais 18 mil bitcoins

Escrito por João Victor