Peter Schiff, um renomado economista e crítico do Bitcoin, fez recentemente uma nova publicação sobre a principal criptomoeda. Schiff criticou os recém aprovados ETFs de Bitcoin, apontando que eles removem todas as propriedades da criptomoeda.
O economista afirmou:
“Possuir #Bitcoin em ETFs derrota todo o propósito de possuí-lo em primeiro lugar. Não é mais descentralizado, não é peer-to-peer, é facilmente apreendido por autoridades, não pode ser usado como moeda para pagamentos ou transferido entre fronteiras. Não são suas chaves, não são suas moedas.”
Schiff finalizou, apontando que esta grande demanda pelos ETFs está sendo impulsionada por investidores que de fato não valorizam a criptomoeda pelos seus princípios.
“O principal objetivo deste post é destacar que a compra marginal agora está vindo de pessoas que não valorizam o Bitcoin pelo que ele supostamente é. Esses compradores só se importam com o preço. O objetivo é sacar com lucros. Isso mostra que o esquema de pirâmide logo entrará em colapso.”
De fato, os ETFs de Bitcoin não permitem o saque da criptomoeda, e portanto não há a possibilidade de realizar a auto custódia. Portanto, os ETFs são na prática apenas veículos para obter exposição ao preço da criptomoeda.
No entanto, a capacidade do Bitcoin em ser uma reserva de valor líquida e confiável segue presente nos ETFs. Além disso, os ETFs podem ser muito demandados por investidores de BTC que buscam diversificar seus métodos de armazenamento, confiando suas moedas em custodiantes de alto padrão.