Engenheiros da Meta alertam para perigos da computação quântica para criptomoedas

Criptomoedas st

Alguns profissionais de tecnologia da Meta participaram recentemente do Metatech Podcast. Sheran Lin, gerente de engenharia de software da Meta, e Rafael Misoczki, especialista em criptografia, discutiram o impacto da computação quântica nos sistemas baseados em criptografia clássica.

A criptografia clássica é a base de praticamente todos os sistemas de computação modernos. Tanto sistemas privados de empresa, quanto redes blockchain dependem destes algoritmos de criptografia. Por exemplo, o Bitcoin utiliza o algoritmo Sha-256 como um dos pilares de segurança da rede.

É a criptografia assimétrica que impede que uma chave pública não possa ser convertida em uma chave privada. No entanto, a computação quântica tem o potencial de desestabilizar estes sistemas.

Na visão dos especialistas da Meta, estes problemas devem ser resolvidos com antecedência, dado a importância destes algoritmos para a humanidade. 

Sheran Lin afirmou que a Meta está trabalhando com agências de padronização, como NIST, ISO e IETF para permitir uma revisão apropriada dos algoritmos de criptografia pós-quântica. 

Já existem algoritmos resistentes à computação quântica disponíveis no mercado. No entanto, eles ainda não foram testados e implementados em massa. Lin destacou que a Meta está criando seus próprios algoritmos de criptografia híbridos.

Rafael Misoczki apontou que ainda não existem computadores quânticos capazes de quebrar a criptografia dos algoritmos existentes. No entanto, desenvolver uma solução para este problema é  “prioridade máxima” dada a rápida evolução da computação quântica.

Notavelmente, alguns estudos apontam que a criptografia quântica pode ser um problema para as redes blockchain já nos próximos 10 anos.

Mark Webber e estudantes do Ion Quantum Technology Group da Universidade de Sussex concluíram que os computadores quânticos precisam ser um milhão de vezes maiores do que são atualmente antes de quebrar o algoritmo SHA-256 do Bitcoin.

Leia mais: Computação quântica pode “quebrar” o Bitcoin em 10 anos, aponta estudo

Artigos relacionados

Zcash (ZEC)
icon outubro 15, 2024

Líder de esquema cripto desaparece nos EUA

Escrito por João Victor
Ton Foundation seleciona Axelar como plataforma principal para conexão com 68 blockchains
icon outubro 16, 2024

Ton Foundation seleciona Axelar como plataforma principal para conexão com 68 blockchains

Escrito por Sabrina Coin
Ethereum valoriza mais que o bitcoin após corte na taxa de juros dos EUA
icon outubro 15, 2024

Desenvolvedores do Bitcoin apresentam solução contra ataques quânticos

Escrito por João Victor