A Binance anunciou a atualização do seu sistema de prova de reservas, a 22ª desde o lançamento da iniciativa da exchange de criptomoedas.
Segundo os dados divulgados, houve uma variação nos ativos dos usuários. A quantidade de Bitcoin em posse dos clientes da plataforma cripto diminuiu em 1,27%, totalizando 605.690 BTC. Em contraste, os ativos em USDT cresceram 4,34%, atingindo a marca de 22,1 bilhões. O BNB viu um aumento de 0,42%, alcançando 40,7 milhões.
Por outro lado, os valores em Ethereum apresentaram uma redução de 4,58%, caindo para 4,48 milhões.
Entendendo a Prova de Reservas
A Prova de Reservas foi implementada pela Binance logo após a queda da FTX com o intuito de garantir aos usuários que a empresa mantém em custódia os fundos que cobrem todos os ativos dos clientes.
Nesse sentido, quando um usuário deposita um Bitcoin na Binance, por exemplo, as reservas da empresa aumentam em pelo menos um Bitcoin para garantir que os fundos do cliente sejam totalmente garantidos.
Para mostrar que a plataforma cripto tem todos os ativos do usuário na proporção 1:1, ela construiu e implementou a Merkle Tree, prova de reservas que utiliza evidências criptográficas para consolidar informações em um único hash, resumindo assim os dados inseridos.
“Nosso objetivo é que cada usuário seja capaz de verificar seus ativos usando seu próprio ID de hash/registro Merkle gerado. Dessa forma, as pessoas poderão confirmar que seus fundos são mantidos na proporção 1:1 e podem ter isso verificado por uma agência de auditoria terceirizada”, destaca o site da Binance.