Charles Hoskinson, fundador da Cardano (ADA), respondeu às recentes críticas direcionadas à criptomoeda e ao seu modelo de staking.
O alvo de suas declarações foi um debate iniciado pelo analista cripto MartyParty, durante o programa “DCA Live — Bottom is in”.
MartyParty questionou o alto valor de mercado da ADA, que atualmente ocupa a 11ª posição no ranking das criptomoedas, com uma capitalização de US$ 12,4 bilhões. Ele associou essa valorização à prática de staking bloqueado, que impediria os investidores de vender, sustentando artificialmente o preço da altcoin.
No debate, o analista levantou dúvidas sobre a sustentabilidade desse valor, sugerindo que a falta de aumento nas atividades da rede Cardano poderia levar a uma queda no preço da ADA no futuro.
Em resposta, Hoskinson não hesitou em refutar essas alegações, classificando-as como desinformação. Segundo o empresário, o staking na Cardano não envolve o bloqueio de tokens.
“As mentiras e desinformações sobre a Cardano atingiram níveis épicos. O staking não é bloqueado, mas eles continuam mentindo. Como as pessoas ainda confiam nesses críticos?”
Quem está correto?
De acordo com dados da CardanoScan, 22,8 bilhões de ADA estão atualmente em staking, o que representa mais da metade do fornecimento total da altcoin.
Ao contrário do que foi sugerido no debate, esses tokens estão em staking líquido e não-custodial. Sendo assim, os investidores têm a liberdade de resgatar suas ADAs quando quiserem, sem qualquer tipo de restrição.