Arthur Hayes, ex-CEO da BitMEX, fez previsões otimistas para o Ethereum (ETH) e algumas altcoins, baseando-se em possíveis cortes nas taxas de juros do Federal Reserve (Fed).
Segundo Hayes, se as taxas dos títulos do Tesouro dos EUA caírem abaixo de 4%, é esperado um novo ciclo de valorização do ETH, que tem sido uma das altcoins do top 10 com pior desempenho em 2024. Para exemplificar, na última segunda-feira (16), o par ETH/BTC caiu abaixo do nível de 0,04 BTC pela primeira vez em três anos e meio.
Se a situação está tão ruim, o que Hayes está considerando para o avanço do Ethereum? A resposta é: renda passiva.
Durante uma palestra na conferência Token2049, realizada em Singapura, Hayes destacou que o ETH, ao oferecer rendimentos de staking próximos a 4%, pode atrair investidores em busca de retornos maiores em um cenário de juros mais baixos nos Estados Unidos.
Nessa linha de renda passiva, o executivo também comentou que altcoins como ENA, ETHFI e PENDLE têm o potencial de superar os rendimentos dos títulos do Tesouro norte-americano.
Nem todas as previsões são boas
Hayes afirmou que a redução nas taxas de juros pode aumentar a inflação e desestabilizar os mercados, além de fortalecer o iene japonês (JPY). Afinal, a expectativa dos analistas de mercado é de que o banco central do Japão aumente a taxa de juros local até o final de 2024, tornando os títulos do país mais atrativos.
De acordo com Junki Iwahashi, economista sênior do Sumitomo Mitsui Trust Bank, o BOJ deve prosseguir com cautela, com aumentos de juros em um ritmo de uma vez a cada seis meses, enquanto avalia o impacto do aperto monetário na economia doméstica.
Caso isso aconteça, na visão de Hayes, podemos esperar uma aversão generalizada ao risco, impactando negativamente os ativos digitais. Ele utilizou a queda do par USD/JPY no início de agosto como exemplo, reforçando que este é um indicador importante para os movimentos de curto prazo no mercado cripto.
Além disso, dentre os setores blockchain que podem ser impactados negativamente com a mudança nos juros dos EUA estão os ativos do mundo real (RWAs). O fundador da BitMEX apontou que altcoins como o ONDO tendem a sofrer grandes perdas, pois, em um ambiente de taxas próximas de zero, o interesse por esses ativos pode diminuir, redirecionando o foco dos investidores para opções mais rentáveis no universo das criptomoedas.