BlackRock classifica Bitcoin como “diversificador único”

BlackRock

A BlackRock, a maior gestora financeira do mundo, publicou um documento intitulado: “Bitcoin, um diversificador único”. O documento destaca a importância crescente da criptomoeda nos mercados financeiros, tendo alcançado a expressiva marca de US$ 1 trilhão em capitalização.

A gestora destacou o desempenho do bitcoin nos últimos 10 anos, que foi superior a 100% ao ano. Além disso, a BlackRock apontou para a capacidade do criptoativo em se recuperar de perdas significativas, como ocorreu em 2011, 2014, 2018 e 2022:

O estudo afirma:

“Esse desempenho foi alcançado apesar do Bitcoin também ser o ativo de pior desempenho nos outros três desses 10 anos, com quatro drawdowns acima de 50%. Por meio desses ciclos históricos, ele demonstrou uma capacidade de se recuperar de tais drawdowns e atingir novas máximas, apesar desses períodos prolongados de mercado em baixa.”

Descorrelação do Bitcoin

A BlackRock aponta que o Bitcoin é um ativo consideravelmente menos correlacionado com tendências macroeconômicas globais. Isto faz com que bitcoin possa ser utilizado como um ativo de diversificação único.

As propriedades da criptomoeda, que possui liquidez internacional e pode ser armazenada de maneira soberana, faz com que ela seja muito comparada com o ouro. O metal precioso foi utilizado durante milênios como uma reserva de valor confiável, papel que está sendo tomado pelo bitcoin na era digital.

BlackRock e o Bitcoin

A BlackRock vem se integrando ao mercado de criptomoedas de forma significativa nos últimos anos. No começo deste ano, a companhia lançou no mercado o IBIT, que se tornou rapidamente o maior fundo de Bitcoin do mundo.

Além disso, a BlackRock  também disponibilizou um ETF de Ether, segundo maior criptoativo do mercado. 

Larry Fink, CEO da companhia, tem feito declarações constantes em relação ao setor. Fink chegou até mesmo a afirmar que o Bitcoin “é maior do que qualquer governo”, e que a tokenização de ativos é o próximo passo dos mercados financeiros.

Leia mais: ETF de Ether da BlackRock vai ser negociado na B3

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Banco Central eleva taxa Selic para 11,25%
icon novembro 7, 2024

Banco Central eleva taxa Selic para 11,25%

Escrito por Sabrina Coin
Google Cloud se torna principal validador na blockchain desta altcoin
icon novembro 7, 2024

Google Cloud se torna principal validador na blockchain desta altcoin

Escrito por Sabrina Coin
Ninguém gosta do Ethereum agora, afirma CIO da Bitwise (1)
icon novembro 7, 2024

Análise do Ether (ETH) – para onde vai o segundo maior criptoativo?

Escrito por João Victor