O analista Willy Woo, conhecido por suas previsões sobre o preço do Bitcoin, destacou recentemente a correlação da criptomoeda com a liquidez global. Conforme destacado por Woo, o Bitcoin é um ativo de proteção contra a impressão de dinheiro, que tende a causar inflação.
“A impressão de dinheiro começou e bitcoin se provou como uma proteção”, afirmou Woo.
O trader publicou o gráfico abaixo, que impressiona pela alta correlação. Como pode ser observado, o bitcoin tende a disparar em momentos em que a liquidez global está sendo expandida.
Por fim, Woo apontou que a liquidez global está sendo novamente expandida, à medida que os bancos centrais imprimem mais dinheiro e cortam as taxas de juros, tornando os empréstimos mais abundantes:
“A liquidez global explodiu mais uma vez (palavras TradFi para impressoras de dinheiro fazendo brrrr). Este teve uma consolidação mais longa que os dois últimos, então há muito mais espaço para brrrr nos próximos anos”.
O termo “brrr” é um meme que se refere ao barulho feito por impressoras de dinheiro.
Correlação de 83%
Recentemente, um relatório do Lyn Alden apontou que o Bitcoin conta com uma expressiva correlação de 83% com a liquidez global, que é medida como o M2 das principais moedas de governo.
O relatório apontou:
“À medida que a liquidez global se expande, o Bitcoin tende a prosperar. Por outro lado, quando a liquidez se contrai, o Bitcoin tende a sofrer. Essa dinâmica levou alguns a se referirem ao Bitcoin como um “barômetro de liquidez.”
Leia mais: Bitcoin mantém correlação de 83% com índice de liquidez global