Uma eventual vitória de Donald Trump tenderia a pressionar o dólar americano em relação ao real brasileiro, segundo diversos analistas. Essa pressão já pode estar sendo precificada pelo mercado, com a moeda dos Estados Unidos alcançando a cotação de R$ 5,70 nos últimos dias.
Kamala Harris e Trump seguem praticamente empatados nas principais pesquisas. No entanto, Trump disparou nos mercados de apostas e previsões, destacando seu favoritismo. Mesmo que consiga menos de 50% dos votos, Trump pode ser eleito devido a forma como a eleição dos EUA é estruturada.
Pressão sobre o real
O economista Gesner Oliveira apontou que Donald Trump possui planos para uma redução considerável dos impostos. Isto, por sua vez, levaria a um aumento no déficit fiscal, o que levaria uma inflação e juros mais altos por consequência.
“Faz parte do discurso de Trump baixar impostos, e sabemos que a redução de impostos, aliada a uma rigidez de gastos, vai elevar a dívida dos EUA. Os EUA acabarão sendo levados a subir a taxa de juros, e isso termina por valorizar o dólar e desvalorizar as moedas dos emergentes.”
No entanto, Trump declarou em diversas ocasiões que está preocupado com o endividamento do governo dos Estados Unidos. A dívida pública ultrapassa atualmente os US$ 35 trilhões.
Trump até mesmo prometeu criar um órgão dedicado ao corte de gastos do governo federal, que poderia ser chefiada por Elon Musk. Em resposta, Musk aceitou o convite para participar do governo de Trump.
Além disso, Trump afirmou que pretende criar uma reserva estratégica de BTC para o governo dos EUA. Caso o governo americano acumule moedas o suficiente, a cotação do dólar começaria a se mover de forma correlacionada com o bitcoin.