O iShares Bitcoin Trust ETF (IBIT), ETF de Bitcoin da BlackRock, se tornou o fundo de mais rápido crescimento da história. O ETF da gigante financeira alcançou recentemente a expressiva marca de US$ 30 bilhões em ativos sob gestão.
Atualmente, o fundo conta com cerca de 417 mil moedas. Caso alcance 500 mil moedas, a BlackRock perderá em quantidade de moedas apenas para Coinbase e Binance.
O IBIT foi capaz de superar o JPMorgan Equity Premium Income ETF (JEPI), que demorou 1.272 dias para alcançar US$ 30 bilhões em ativos.
Os ETFs de BTC estão crescendo de forma consistente desde o seu lançamento, como pode ser visto na imagem abaixo:
Este movimento demonstra o crescente interesse de participantes do mercado acionário no mercado de criptomoedas. ETFs de Ether também foram aprovados. No entanto, eles não obtiveram o mesmo desempenho que os fundos de Bitcoin.
ETFs de Bitcoin
ETF é a sigla para Fundo Negociado em Bolsa. Estes são ativos financeiros regulados, que rastreiam o preço de algum ativo ou cesta de ativos financeiros. Os ETFs de Bitcoin, por sua vez, oferecem exposição à principal criptomoeda do mercado.
Da forma como estão estruturados, não é possível realizar o saque destas moedas. Portanto, os investidores não precisam e não podem realizar a custódia das moedas. Esta é uma vantagem para investidores que buscam por custódia institucional ou por diversificação no armazenamento.