Banco mais antigo da Alemanha inicia projeto de mineração de Bitcoin

Bitcoin (BTC)

A Deutsche Telekom –gigante das telecomunicações da Alemanha– firmou um acordo de colaboração com o Bankhaus Metzler, o banco mais antigo do país. As empresas vão trabalhar em uma mineradora de Bitcoin que tem como objetivo otimizar o consumo energético de locais de produção de energias renováveis.

A mineração é capaz de otimizar a produção de eletricidade, visto que a atividade pode ser exercida para consumir o excedente energético não utilizado. Isso permite que esta eletricidade não seja desperdiçada, sendo direcionada para proteção da rede Bitcoin.

A Telekom destacou a necessidade de otimizar fontes energéticas renováveis para tornar as plantas mais eficientes:

“Com o aumento da produção de eletricidade a partir de fontes de energia renováveis, a necessidade de estabilizar a rede elétrica (regulação de energia) também aumenta, pois os picos de produção ocorrem irregularmente dependendo do clima.”

“Particularmente por meio de energia fotovoltaica e eólica, há uma quantidade crescente de energia excedente. Essa regulação de energia por meio da mineração de Bitcoin já é praticada com sucesso em outros países (incluindo os EUA e a Finlândia). O projeto piloto visa validar o processo para a Alemanha.”

Os containers de mineração serão mantidos pela Metis Solutions GmbH nas instalações da Riva GmbH Engineering em Backnang. 

Seguindo os passos do Texas

O Texas se tornou nos últimos anos um dos grandes centros para a mineração de Bitcoin. Diversas mineradoras firmaram acordos de compra de eletricidade diretamente com as produtoras.

Estes acordos normalmente envolvem a compra de eletricidade ociosa por baixos preços. Além disso, os mineradores devem desligar as máquinas em momentos de pico de uso. Dessa forma, as mineradoras ajudam a equilibrar as redes elétricas.

Leia mais: Prefeito  texano destaca importância da mineração de Bitcoin para economia local

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Venezuela acusa Brasil de se fazer de vítima
icon novembro 3, 2024

Venezuela acusa Brasil de se fazer de vítima

Escrito por Sabrina Coin
robert_kiyosaki
icon novembro 4, 2024

Bancos começaram a quebrar, alerta Robert Kiyosaki

Escrito por João Victor
Com aporte de US$ 30 milhões, Strive Asset Management integra Bitcoin em fundos de investimento 
icon novembro 3, 2024

Com aporte de US$ 30 milhões, Strive Asset Management integra Bitcoin em fundos de investimento 

Escrito por Sabrina Coin