Banco mais antigo da Alemanha inicia projeto de mineração de Bitcoin

Bitcoin (BTC)

A Deutsche Telekom –gigante das telecomunicações da Alemanha– firmou um acordo de colaboração com o Bankhaus Metzler, o banco mais antigo do país. As empresas vão trabalhar em uma mineradora de Bitcoin que tem como objetivo otimizar o consumo energético de locais de produção de energias renováveis.

A mineração é capaz de otimizar a produção de eletricidade, visto que a atividade pode ser exercida para consumir o excedente energético não utilizado. Isso permite que esta eletricidade não seja desperdiçada, sendo direcionada para proteção da rede Bitcoin.

A Telekom destacou a necessidade de otimizar fontes energéticas renováveis para tornar as plantas mais eficientes:

“Com o aumento da produção de eletricidade a partir de fontes de energia renováveis, a necessidade de estabilizar a rede elétrica (regulação de energia) também aumenta, pois os picos de produção ocorrem irregularmente dependendo do clima.”

“Particularmente por meio de energia fotovoltaica e eólica, há uma quantidade crescente de energia excedente. Essa regulação de energia por meio da mineração de Bitcoin já é praticada com sucesso em outros países (incluindo os EUA e a Finlândia). O projeto piloto visa validar o processo para a Alemanha.”

Os containers de mineração serão mantidos pela Metis Solutions GmbH nas instalações da Riva GmbH Engineering em Backnang. 

Seguindo os passos do Texas

O Texas se tornou nos últimos anos um dos grandes centros para a mineração de Bitcoin. Diversas mineradoras firmaram acordos de compra de eletricidade diretamente com as produtoras.

Estes acordos normalmente envolvem a compra de eletricidade ociosa por baixos preços. Além disso, os mineradores devem desligar as máquinas em momentos de pico de uso. Dessa forma, as mineradoras ajudam a equilibrar as redes elétricas.

Leia mais: Prefeito  texano destaca importância da mineração de Bitcoin para economia local

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon janeiro 2, 2025

3 altcoins para ficar de olho na primeira semana de janeiro de 2025

Escrito por Thiago Barboza
Liqi lança novos tokens com rendimentos de até 177% do CDI; Saiba mais
icon dezembro 31, 2024

Liqi lança novos tokens com rendimentos de até 177% do CDI; Saiba mais

Escrito por Thiago Barboza
icon janeiro 2, 2025

Protocolos L2 em 2025: previsões para soluções de escalabilidade no Ethereum

Escrito por Thiago Barboza