Satoshi Nakamoto é o anônimo criador do Bitcoin. O desenvolvedor fundou a rede e trabalhou cerca de 2 anos até deixar o ecossistema publicamente. Estima-se que Satoshi tenha minerado cerca de 1,1 milhão de bitcoins durante este período.
Notavelmente, Satoshi utilizou um padrão de mineração identificável. Daí surgem as principais estimativas de quantos bitcoins Satoshi acumulou ao longo deste período. A maior parte destas moedas nunca foi movida e estão armazenados em endereços com 50 unidades.
Notavelmente, as moedas de Satoshi são avaliadas atualmente em cerca de US$ 100 bilhões, o que faria de Satoshi um dos homens mais ricos do mundo.
Atualmente, Elon Musk possui uma fortuna avaliada em cerca de US$ 258 bilhões. Portanto, é altamente provável que o valor das moedas torne Satoshi o homem mais rico do mundo nos anos seguintes.
No entanto, Satoshi pode ter acumulado ainda mais moedas de forma anônima. Caso esteja vivo, certamente Satoshi é uma das pessoas mais afortunadas do planeta.
Moedas nunca vendidas
Não há registros de que Satoshi tenha vendido as moedas acumuladas nos primeiros anos da rede. Há algumas especulações do motivo que levaram Satoshi a manter a moedas imóveis por tanto tempo.
Inicialmente, Satoshi prezou muito pelo seu anonimato. Portanto, uma venda poderia comprometer sua verdadeira identidade. Além disso, a manutenção das moedas nestes endereços é uma prova da integridade da segurança da rede.
Ademais, esta é uma demonstração de que o Bitcoin não foi essencialmente criado para realizar lucros em moedas de governo. Ao contrário, o Bitcoin é uma nova rede monetária com potencial de substituir o sistema financeiro legado.
Apesar das diversas tentativas de buscar a identidade de Satoshi, nenhum estudo chegou a conclusões definitivas.