A mineradora Bitcoin Greenidge Generation venceu uma batalha legal contra o Departamento de Conservação Ambiental do Estado de Nova York (DEC). A instituição negou a licença da mineradora utilizando uma interpretação equivocada da lei.
O juiz Vincent Dinolfo da Suprema Corte de Nova York apontou que o impedimento da agência foi um erro sem bases legais. A mineradora comemorou a decisão, apontando que é uma vitória a favor do estado de direito
A mineradora declarou:
“O preconceito político transparente perdeu hoje. Os fatos e o estado de direito venceram. A decisão garante que nossa instalação continuará operando e que nossos funcionários locais não terão suas carreiras destruídas por excessos governamentais motivados politicamente, que não tinham base na lei desde o primeiro dia em que começaram.”
A empresa criticou os políticos e burocratas da DEC, que impediram que a empresa realizasse suas atividades:
“O Climate Act é uma lei boa e bem-intencionada, mas não deu aos nomeados políticos e burocratas do DEC o poder de reescrever um estatuto e decidir unilateralmente por si mesmos o valor dos empregos dos nova-iorquinos da classe trabalhadora.”
A mineradora apontou que a DEC causou dano a empresa e aos seus funcionários por imprudência:
“O dano causado à nossa empresa e aos funcionários pela imprudência do DEC e de todos aqueles que mentiram sobre nossa operação é real, e hoje o Tribunal esclareceu tudo: estávamos certos, e o estado e seus aliados estavam errados.”
A mineração de Bitcoin é uma atividade baseada em computação de alto desempenho. As mineradoras são intensivas em consumo energético, consumindo quantidade relevante da eletricidade global.