A insolvência do DCG será outro grande escândalo?

CoinEx

A queda de LUNA e FTX ainda está prejudicando o mercado. Embora o volume total de negociação de criptomoedas tenha se recuperado ligeiramente no início do ano, também ouvimos más notícias.

O cofundador da Gemini, Cameron Winklevoss, solicitou publicamente ao fundador do DCG, Barry Silbert, que pagasse mais de US$ 900 milhões em dívidas. Além disso, Cameron revelou que o DCG (Digital Currency Group) também está enfrentando outras dívidas e juros pendentes. 

Apesar de Barry ter negado nas redes sociais, no final de 2022, fomos informados que a Genesis, uma subsidiária da DCG, suspendeu os saques devido à queda de 3AC e FTX.

dcg-blockchain-deal-data-750x375

Alguns investidores podem não estar familiarizados com a DCG e suas subsidiárias. Aqui está uma breve introdução:

A DCG (Digital Currency Group) é uma empresa de capital de risco que investe em tecnologia blockchain e Bitcoin, e Genesis e Grayscale são subsidiárias do DCG. 

A Gênesis, conhecida como a maior plataforma de empréstimo cripto do mundo, lançou a primeira mesa de negociação de Bitcoin nos Estados Unidos. Em 2018, se tornou a quinta empresa a obter uma Licença Bit do Departamento de Serviços Financeiros (DFS), e seu escopo de negócios abrange transações, empréstimos e custódia.

A maioria dos investidores seniores está familiarizada com a Grayscale, uma empresa cripto profissional que oferece principalmente títulos GBTC. 

Como um produto menos arriscado que a criptomoeda, o GBTC é preferido por muitos investidores institucionais tradicionais, tornando-o um canal importante para investirem em criptomoedas. É por isso que a Grayscale já foi considerada o barômetro dos touros.

Vamos voltar ao GBTC por um momento. Apoiado pela holding BTC da Grayscale, o GBTC (Grayscale Bitcoin Trust) é um fundo negociado publicamente em corretoras convencionais.

Durante o mercado altista, o GBTC sempre foi negociado com um premium, o que encorajou os investidores institucionais no setor a comprá-lo para arbitragem. O que significa que eles, simplesmente, assinam o GBTC com sua participação em BTC e depois emprestam o BTC comprometendo-se com o GBTC comprados com a Genesis quando há um premium, e eles obtêm lucros repetindo o mesmo processo.

Deve-se notar que os usuários podem obter GBTC comprando BTC, mas não podem converter GBTC em BTC. Hoje, com 40.000 BTC, a DCG ainda é a décima maior empresa listada no mundo em termos de participação em Bitcoin.

Fonte: Coinglass

Como uma gigante aparentemente intocável agora é publicamente acusada de não pagar suas dívidas?

Devemos mencionar os dois grandes escândalos de criptomoedas em 2022. Primeiro, houve a queda do 3AC. Após o colapso da LUNA e do UST, a 3AC também entrou com pedido de falência, e a empresa passou a ser uma das muitas arbitradoras.

Na época, a 3AC devia à Genesis cerca de $ 2,36 bilhões depois que o mercado ficou pessimista e o GBTC perdeu sua vantagem premium, um fato que permaneceu desconhecido do público até sua liquidação.

Como dizem, nunca chove, mas transborda. Antes que a Genesis pudesse se recuperar totalmente da falência da 3AC, a FTX faliu. O ramo de derivativos da Genesis não apenas possuía US$ 175 milhões em ativos com a FTX, mas também usava a SOL como uma das garantias da plataforma. Com todos esses fatores, a instituição ficou encurralada em uma crise.

Claro, houve rixas entre os fundadores, mas não vamos entrar nisso. No momento, para a maioria dos investidores em cripto, a principal preocupação é se o DCG também irá à falência durante a baixa do mercado.

Afinal, como credor do GBTC, o DCG pode solicitar a liquidação forçada e depois converter o GBTC em BTC para cobrir sua dívida, e a queda do DCG é possível.

Dito isto, aconteça o que acontecer, eventualmente, os investidores é que terão de arcar com as perdas. Os esquemas Ponzi não são o único fator por trás da desalavancagem no ano passado. Diversas empresas cripto usaram indevidamente os ativos do usuário.

Felizmente, após essa série de eventos, o mercado de criptomoedas está se tornando mais aberto e transparente. Enquanto isso, muitas empresas de primeira linha do setor se destacaram dos incidentes negativos.

A CoinEx, exchange global de criptomoedas que acaba de comemorar seu quinto aniversário, é um desses jogadores de destaque. Desde a sua criação, a corretora manteve um recorde de “zero acidentes”

Recentemente, a CoinEx lançou sua prova Árvore Merkle (https://www.coinex.com/activity/market-maker) para ajudar os usuários a ver claramente o status de seus ativos, o que aumentou significativamente a confiança na exchange.

Até agora, a corretora foi reconhecida por mais de 4 milhões de usuários em cerca de 200 países e regiões. Acreditamos que o mercado se tornará mais confiável à medida que passa por altos e baixos.

Enquanto isso, a CoinEx obterá um reconhecimento mais amplo dos usuários com produtos e serviços de negociação de criptomoedas fáceis de usar.

Isenção de responsabilidade: este artigo não oferece conselhos de investimento e todas as estatísticas aqui mencionadas são apenas de referência. As informações fornecidas neste documento não podem ser consideradas em decisões de investimento, pelas quais você é totalmente responsável.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Paxos se une à Stellar para impulsionar a adoção de stablecoins em instituições financeiras globais
icon outubro 16, 2024

Paxos se une à Stellar para impulsionar a adoção de stablecoins em instituições financeiras globais

Escrito por Sabrina Coin
Bitcoin (BTC)
icon outubro 16, 2024

Dominância do Bitcoin alcança 58%

Escrito por João Victor
Advogado pró-XRP: Senadora Warren deveria atacar a inflação do mesmo jeito que ataca as criptomoedas
icon outubro 16, 2024

Advogado pró-XRP: Senadora Warren deveria atacar a inflação do mesmo jeito que ataca as criptomoedas

Escrito por Sabrina Coin