Ícone do site Criptonizando

Ações da Coinbase caem após ameaça de processo da SEC

CEO da Coinbase receberá..

As ações da Coinbase, a maior exchange de criptomoedas dos Estados Unidos, despencaram 11,63% após o fechamento na terça-feira, com a tendência negativa continuando hoje no pré-mercado.

De acordo com dados da Nasdaq as ações da empresa (COIN) caíram mais 2,93% até o momento. As ações começaram a despencar em meio a queda geral do mercado de criptomoedas, com a bolsa também sofrendo com a interrupção do serviço, resultando em atrasos e cancelamentos de transações.

O bitcoin caiu até 11% no mesmo dia em que El Salvador adotou a criptomoeda como moeda legal. Muitos outros criptoativos, incluindo Ethereum, Cardano, Binance Coin e Polkadot, também sofreram perdas de dois dígitos.

A bolsa disse que a interrupção foi causada por “um aumento repentino no tráfego da rede e na atividade do mercado”, com o serviço reiniciado por volta das 13h40 na terça-feira.

Na mira da SEC

As interrupções não eram a única preocupação da bolsa naquele dia. A Coinbase revelou que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) está ameaçando levar a empresa para o tribunal por causa do lançamento do seu produto financeiro chamado Lend.

O programa de empréstimos pagaria aos proprietários de USD Coin (USDC), a segunda maior criptomoeda atrelada ao dólar norte-americano, 4% de juros sobre suas participações. Apesar de seis meses de discussão entre a Coinbase e a SEC, a agência agora parece considerar o produto uma security. Isso significa que seria necessário registrar o produto na agência regulamentadora.

Notavelmente, conforme apontado pela Coinbase, a SEC não forneceu à empresa qualquer explicação significativa de suas intenções.

“Uma relação regulatória saudável nunca deve deixar a indústria nesse tipo de dilema sem explicação”, escreveu o diretor jurídico da Coinbase, Paul Grewal, em um blog na noite de terça-feira.

Grewal acrescentou que a SEC ofereceu à Coinbase a apresentação de uma carta por escrito defendendo o empréstimo, “mas isso seria inútil quando não sabemos as razões por trás das preocupações da SEC”.

Como as coisas estão atualmente, a Coinbase disse que não lançará o Lend até pelo menos outubro, esperando por “clareza regulatória adicional”.

Leia mais: O bitcoin vai ser o ouro digital, afirma fundo do bilionário Bill Miller

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile